Publicidade
Esportes
Craque

Atletas brilham nos jogos escolares em Manaus

Fim de semana foi repleto de atividades na Vila Olímpica de Manaus, na Avenida do Samba e em outros lugares onde rolaram várias competições 06/08/2012 às 08:33
Show 1
Aproximadamente 60 alunos competiram no taekwondo no JEA's
acritica.com Manaus (AM)

O estudante-atleta Sol Petrus Praia da Silva, 15, escreveu mais um capítulo de sua vitoriosa história no ciclismo dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s). Na manhã deste domingo, na Avenida do Samba. Ele venceu as provas do contra-relógio e do circuito, garantindo, assim, o tricampeonato da competição estudantil no Estado. De quebra, também carimbou a vaga para as Olimpíadas Escolares que acontecerão em Cuiabá (MT), de 25 de novembro a 8 de dezembro.

Além das vitórias nas duas provas, Sol Praia comemorou também a diminuição de sua marca no contra-relógio. “Ano passado fui campeão das Olimpíadas Escolares com marca de 34 segundos. Hoje (domingo) completei a mesma prova na casa dos 29 segundos”, enfatizou o medalhista de ouro e aluno do 1º ano do Ensino Médio do Centro Literatus.

Taekwondo

A dobradinha esporte e educação resultou em ouro na disputa de taekwondo, ontem, na Vila Olímpica de Manaus. Katyane Cristina Mendonça Menezes, de 13 anos, venceu Rosana da Silva, 13, na final do infantil feminino (12 a 14 anos).

Aluna do 8º ano na Escola Municipal Ana Sena Rodrigues, no bairro Terra Nova, Zona Norte de Manaus, Katyane é uma revelação na arte marcial de origem coreana. “Esse resultado nos JEA’s me surpreendeu, pois concilio as aulas com os treinos de taekwondo há um ano e dois meses”, disse a lutadora, que dedicou a medalha de ouro aos familiares e amigos do colégio.

De acordo com mestre Wilkens de Souza, a campeã é atleta do projeto social executado pela Associação Falcão de Taekwondo Interestilos, em parceria com a E.M. Ana Sena Rodrigues. “São aproximadamente 60 alunos praticando o taekwondo dentro da escola, com todo o apoio do gestor. Esporte e educação devem caminhar juntos. A juventude só precisa de oportunidades, pois sobra talento”, completou Wilkens, com lágrimas nos olhos.

Atletismo

Mais de 650 estudantes-atletas de 50 instituições públicas e privadas do Estado disputaram as provas de atletismo. As meninas do interior do Amazonas por pouco não dominaram o pódio da prova de lançamento de dardo. Maria Eduarda Saldanha, da Escola Estadual Coronel Fiúza (Careiro da Várzea), e Carline Nunes Carneiro, da E.E. Maria Belém (Barreirinha), ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente. A campeã foi Ingrid Roseane Magno Viana, do Colégio Pré-Médico (Manaus), com 22,21m.