Publicidade
Esportes
Craque

Atlético-MG segue ritmo do Corinthians-2011 por 'gordura' e melhor campanha no início do BR

Após o triunfo sobre o Internacional nesta quarta-feira, o time mineiro somou 25 pontos em dez rodadas e tem aproveitamento de 83% (oito vitórias, um empate e uma derrota) 19/07/2012 às 09:39
Show 1
Ronaldinho Gaúcho em lance com jogador do Inter
Uol/ Esporte ---

O Atlético-MG não estava entre os favoritos do Campeonato Brasileiro, mas já impressiona pelo desempenho no início da competição. A equipe é líder isolada do torneio, acumula 'gordura' e segue na cola do Corinthians de 2011 pelo 'título' de melhor campanha do início da competição.

Após o triunfo sobre o Internacional nesta quarta-feira, o time mineiro somou 25 pontos em dez rodadas e tem aproveitamento de 83% (oito vitórias, um empate e uma derrota). O rendimento é o segundo melhor da era dos pontos corridos no mesmo período, atrás apenas do atual campeão brasileiro.

Os comandados de Tite atingiram um alto índice de 93,33% com 28 pontos no ano passado. A primeira derrota só aconteceu na 11ª rodada para o Cruzeiro, no Pacaembu.

Desde o início do campeonato, os jogadores do Galo ressaltam a importância de acumular ‘gordura’ porque a equipe já estava fora da Copa do Brasil e não disputou a Libertadores. Dessa forma, tinha como único foco a competição nacional.

O início do Corinthians no Brasileiro-2011 sempre foi usado como modelo na Cidade do Galo. O time segue praticamente à risca o que planejou. Se vencer o Sport, sábado, na Ilha do Retiro, iguala a campanha corintiana de 2011 na 11ª rodada.

Após o triunfo desta quarta-feira por 3 a 1 sobre o Inter, o meia Bernard exaltou o bom momento do Galo. “Se fosse para definir nossa fase diria que estamos sendo brilhantes, tanto os jogadores quanto esta torcida maravilhosa, que vem lotando o estádio e nos apoiando”.

Os times que ficaram mais perto de atingir a marca de Atlético e Corinthians na era dos pontos corridos foram Ponte Preta (2005) e Flamengo (2008), com 76,67% de rendimento e 23 pontos conquistados (vide tabela acima) nos dez jogos iniciais.

O triunfo ainda fez com que os comandados de Cuca chegassem à quinta vitória consecutiva no Brasileirão, feito que não acontecia desde 1997.  A equipe goleou o Náutico e venceu Portuguesa e Internacional, ambos no Independência. Além disso, bateu o Grêmio, no Olímpico, e Figueirense, no Orlando Scarpelli.