Publicidade
Esportes
OLIMPÍADAS NA FLORESTA

Aventura no coração da floresta amazônica: a incrível jornada do tênis de mesa

Segundo capítulo da série Olimpíadas da Floresta mostra a estreia do tênis de mesa na competição e a longa jornada para a chegada do equipamento até o interior 01/10/2017 às 23:30 - Atualizado em 02/10/2017 às 14:30
Leanderson Lima manaus

A edição das Olimpíadas da Floresta realizada na comunidade de Jacarequara, zona rural do município de Itapiranga, a 339 quilômetros de Manaus, trouxe uma grande novidade para os atletas das comunidades ribeirinhas: a disputa do tênis de mesa.

De acordo com o coordenador do Programa de Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhas na Amazônia (Dicara) – braço da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que desenvolve ações voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes das comunidades ribeirinhas – Ademar Cruz, a ideia de introduzir o tênis de mesa nos Jogos partiu da própria comunidade.

Ademar lembra que ficou preocupado, no início, já que a distância entre as comunidades e o alto custo para adquirir a mesa poderia inviabilizar a ideia. Foi quando os próprios comunitários garantiram que iam criar alternativas para treinar sem a mesa.

A jornada

Com a ideia aprovada, começa então uma grande odisseia para adquirir o equipamento e, posteriormente, transportá-lo para a comunidade de Jacarequara - zona rural de Itapiranga. 

Como se trata de um equipamento profissional, a equipe do Dicara precisou transportar a mesa em um veículo utilitário, já que não cabia em veículo de passeio. No primeiro momento a torcida foi para que não chovesse durante o trajeto de pouco mais de quatro horas até o município de Itapiranga. E deu certo! Nenhuma gota de chuva até a cidade.

Chegando em Itapiranga, a mesa foi embarcada em um barco regional para mais seis horas de viagem até a comunidade de Jacarequara. E é lá que a mesa ‘encontra’ um jovem talento da modalidade que, com ajuda do pai, se preparou de uma forma bem inusitada para o torneio. Esta história você confere agora, no segundo capítulo da série "Olímpiadas da Floresta". O primeiro capítulo foi ao ar no último sábado (30).