Publicidade
Esportes
Craque

Badminton tem início promissor no Amazonas

Primeiras competições oficiais da modalidade no Estado revela talentos e atrai escolas 02/10/2012 às 09:24
Show 1
Badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo
Bruno Tadeu Manaus

Basta uma raquete, uma peteca e uma quadra de 13,40m x 5,10m para praticar o segundo esporte mais popular do mundo. Apesar da praticidade, o badminton começa a dar seus primeiros passos em Manaus este ano, impulsionado pela integração nos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s) e a realização do primeiro Campeonato Amazonense da modalidade no último fim de <br/>semana.

O precursor do esporte é o presidente da Liga Amazonense de Handebol (Lihan), Jefferson Oliveira, responsável pelo primeiro Estadual, reunindo as categorias infantil, juvenil e adulto. Em processo de divulgação, o momento é de paciência. “Estamos convidando as escolas, principalmente, iniciando e divulgando esse primeiro campeonato para ver o retorno que tem. Com base nisso faremos a montagem dos clubes. Temos que fazer igual formiga”, metaforizou <br/>Jefferson.

Seis escolas participaram do campeonato, que teve três categorias em disputa para cada gênero. Entre os vencedores, destaque para Arthur Alves e Viviane Carvalho, campeões Sub-15. Eles já haviam conquistado o título no JEA’s e foram os primeiros representantes do Estado nas Olimpíadas Escolares, em parceria com Wendy Menezes e Israel Souza, todos da categoria infantil.

Professor da disciplina de educação física de três representantes desse quarteto na Escola Fabio Lucena, Ricardo Pina também colaborou significativamente para a disseminação do badminton em Manaus.

“Sabendo da estreia do badminton nas Olimpíadas Escolares, aproveitei minhas férias nos Estados Unidos para comprar o material lá, que é dez vezes mais barato que aqui. Comprei a rede, as raquetes e umas petecas para a prática na educação física”, lembrou.

O que a princípio não passava de uma nova disciplina na aula de educação física, o badminton logo se tornou preferência entre os alunos de Pina, hoje potenciais referências do esporte no Amazonas.

“No começo, formei equipes com oito meninas e oito meninos, e a escola Fábio Lucena foi campeã no masculino e no feminino na estreia do esporte no JEA’s”, destacou o professor.

Foi assim com o estudante Israel Souza, 14, que antes gostava mais de praticar handebol, mas hoje prefere a nova modalidade e com intenções mais sérias. “O professor chamou a gente para brincar e depois pegamos a manha. Em um mês aprendi a jogar e fomos disputar os JEA’S. Agora quero ser profissional”, vislumbrou.

CURIOSIDADES

Popularidade
O badminton é o segundo esporte mais praticado do mundo, atrás apenas do futebol. A grandeza se dá em razão da modalidade ser uma febre em países populosos, como a China e a Índia.

Petecas
Existem dois tipos de petecas para a prática do badminton. A amadora, feita de nylon, que foi utilizada no Campeonato Amazonense, e a profissional, confeccionada com penas de ganso.