Publicidade
Esportes
Craque

Campeões paraolímpicos brasileiros em Manaus

Astros paraolímpicos marcam presença em circuito que reúne as modalidades de atletismo, natação e haterofilismo. As disputas serão realizadas na Vila Olímpica e na Arena Amadeu Teixeira. 18/03/2013 às 20:42
Show 1
Alan Fonteneles, o homem que venceu Oscar Pistotius, estará presente em Manaus
acritica.com Manaus (AM)

Nesta semana Manaus se transformará na capital brasileira do paradesporto. Atletas que brilharam nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012 participarão de diversas ações na capital do Amazonas nos dias na quarta-feira (20), e quinta-feira (21).

Crianças e jovens terão a oportunidade de conhecer os campeões, ouvir suas histórias e participar de tarde de autógrafos.

Os encontros fazem parte das atividades do Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Halterofilismo e Natação – Etapa Regional Norte-Nordeste, que acontece de sexta-feira (22) a sábado (23), na Vila Olímpica de Manaus e na Arena Amadeu Teixeira.

Na quarta-feira (20), os atletas darão palestra, seguida de sessão de autógrafos, no Centro de Educação de Tempo Integral – Elisa Bessa Freire, no Jorge Teixeira, Zona Leste.


Participarão mais de 100 crianças atendidas pelo projeto do Governo do Estado. Na quinta-feira (21), é a vez dos alunos do Centro Educacional Adalberto Valle conversarem e tirarem fotos com os grandes campeões.

“É muito bom participar desses eventos. É uma boa oportunidade pra levar a minha história. As crianças e jovens podem se motivar com as palavras dos atletas. Também é uma ótima chance para acompanharem as competições”, disse Alan Fonteles, medalha de ouro nos 200m nas Paralimpíadas de Londres.

Os também medalhistas nos Jogos de 2012 Terezinha Guilhermina (dois ouros) e Lucas Prado (duas pratas), ambos do atletismo, e Edênia Garcia (uma prata), da natação, também marcarão presença VIP na capital amazonense.


Celeiro de campeões

Os índices conquistados pelos atletas nas etapas regionais são classificatórios para as etapas nacionais, que serão realizadas no segundo semestre. O regional reunirá 370 atletas de 16 Estados das duas regiões do País. No levantamento de peso, também participarão competidores de Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. As disputas serão realizadas na Vila Olímpica de Manaus (natação e atletismo) e Arena Amadeu Teixeira
(halterofilismo).

O Estado com maior número de inscritos é Pernambuco, com 107 atletas, seguido por Rio Grande do Norte (68), Ceará (57) e Amazonas (34). O Estado do Amapá terá a menor participação, com apenas um competidor. Promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Etapa Regional Norte-Nordeste do Circuito Caixa Loterias conta com a parceria do Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus.