Publicidade
Esportes
Craque

Campeonato Amazonense de futebol, o melhor do Brasil?

O que mais importa no futebol senão bola na rede? Considerando o critério de maior número de gols marcados dá para afirmar que o nosso é: o melhor do país 31/01/2012 às 16:58
Show 1
Campeonato Amazonense de futebol o maior estadual do Brasil
Adan Garantizado, Ivana Vitória Ribeiro e Roberto Araújo Manaus

A torcida não conseguiu ficar parada em nenhum dos cinco estádios que receberam a rodada de abertura do Campeonato Amazonense 2012. Deve até ter “faltado garganta” para comemorar tantos gols.

A quantidade elevada de bolas nas redes na primeira rodada do “Amazonão” colocam o campeonato baré no topo do Brasil. Levantamento feito pela equipe do CRAQUE constatou que o nosso Estadual possui a melhor média de gols do País (considerando as primeiras rodadas dos 18 Estaduais que estão em curso). Foram 21 gols em 5 jogos. O que totaliza uma média de 4,2 gols por partida.

O índice elevado de bolas na rede é semelhante ao da primeira rodada do último Campeonato Amazonense, (18 gols em 4 jogos = 4,5 por partida). O “poder de fogo” dos clubes locais pode ser constatado nas goleadas do Fast sobre o Iranduba (5 a 1 no Afonsão) e do Nacional sobre o CDC Manicoré (4 a 0 no SESI), resultados essenciais para a alta média.

De norte a sul
Dentre os dezoito Estaduais que já iniciaram as disputas, a segunda média de gols do Brasil é do Campeonato Baiano. A competição tem média 3,83 gols por partida. A rodada de abertura do Baiano teve mais gols que o Amazonense, porém, há um número maior de clubes envolvidos na disputa (12).  O Baianão já vai para quinta rodada e tem o Bahia de Feira de Santana na liderança, com 12 pontos.

O terceiro campeonato do Brasil que mais faz o torcedor vibrar é o Goiano. Foram 19 que a rede foi balançada nas cinco partidas da primeira rodada, totalizando uma média de 3,8 gols. Já na quarta rodada, a maior goleada do Estadual foi do líder Goiás. No inicío da competição, o Esmeraldino aplicou 5 a 0 em cima Anapolina.

Com 16 gols, em cinco partidas, o campeonato Potiguar está em quarto com 3,2 de média e tem o ABC como líder.

Dividindo a quinta posição estão três Estaduais. Com média de gols 3, o Catarinense balançou a rede quinze vezes, em cinco partidas. Quem está na frente é o Chapecoense. Quem está lado a lado também é uma competição do Sul. Com 12 times disputando o Paranaense foram 18 bolas na rede, em seis jogos, para a alegria dos torcedores do Coritiba que é líder.

O Paulistão tem o maior número de clubes participando, 20 equipes. Como tem a maior quantidade de jogos, 10, a rede foi balançada mais vezes, 30 gols durante as dez partidas realizadas na rodada inicial.