Publicidade
Esportes
Craque

Campeonato Estadual de Natação começa nesta quarta, em Manaus

A competição acontecerá na piscina da Vila Olímpica da capital amazonense  02/10/2012 às 10:07
Show 1
Jovens mergulham na piscina da Vila Olimpica pensando no Rio-2016
Aline Cabral Manaus

Conquistar as piscinas olímpicas de 2016 é um sonho que está tomando conta de muitos jovens amazonenses. Mas para realizar essa meta é preciso focar na base regional.  Enquanto o sonho do Rio não chega, os atletas barés se empenham para medalhar nas competições regionais. A partir desta quarta-feira a  piscina da Vila Olímpica de Manaus recebe os “peixes” para o Campeonato Estadual de Categorias, troféu Eduardo Piccinini 2012.

Raimundo Lucas, 16, é um dos destaques da equipe Água Viva, que faz do esporte uma fonte de dedicação para alcançar seus objetivos. Ele é uma das promessas para o time juvenil nado costas de 50 e 100 metros livres.

“Acho que são nas piscinas do nosso Estado que nossos sonhos se realizam aos poucos. Porque é aqui que podemos mostrar o nosso talento”, disse, enquanto sonha com as piscinas cariocas. “Um dia quem sabe eu chego lá. Ir para as Olimpíadas é o meu maior desafio”.

Na mesma equipe há quem sonhe com um dia de cada vez. Yasmin Almeida, 14 anos, está há quatro praticando o esporte.

“É preciso se preparar a cada dia treinando forte para cada competição. Todas às vezes sinto frio na barriga. Apesar da ansiedade, quando caio na piscina sei que meu lugar é competindo para vencer”, disse Yasmin, que é craque nos nados de estilos como costas e borboleta.

Teste
Atletas estão em fase de avaliação

 Aspirantes, graduados, infantil, juvenil se enfrentam nas piscinas. De acordo com o presidente da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada), Victor Hugo Façanha, o “Botinho”, o torneio vai dar uma ideia do nível dos nadadores. “É preciso avaliar-los em cada um em suas categorias e é esse o objetivo do Estadual”.

150
Atletas de todos os   clubes de Manaus, como água Viva, La salle, Rio Negro, Nilton Lins, Kako Nadadores dentre outras, estarão presentes de amanhã  à sábado, na piscina da Vila Olímpica.