Publicidade
Esportes
Craque

Categoria marca Peladão Indígena 2012 com goleadas e disposição

Os guerreiros conquistaram a vitória em cima do time do Rio Negro Yepamahsã da região do Alto Rio Negro, com uma goleada de 5 a 0 05/11/2012 às 08:03
Show 1
O Kara Wara venceu o desfalcado Hiwi Wato (de azul) por 6 a 0
antonio melo ---

O treinador do Yepamashã, João Paulo Yupuri, lamentou a ausência de quatro jogadores importantes, que não puderam jogar devido a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Infelizmente tivemos jogadores que tiveram que ir fazer a prova e não puderam ajudar nossa equipe” conta.

Outro jogo do masculino que teve fartura de gols foi o confronto entre a equipe do Kara Wara, da comunidade do Brasileirinho, contra o desfalcado time do Hiwi Wato, do conjunto Santos Dumont. Com a vantagem de quatro jogadores a mais, o time da BR-174 não perdoou e balançou as redes seis vezes, ganhando o jogo por 6 a 0. Destaque para o atacante Joel, 30, que marcou três vezes. No único jogo do feminino, a equipe do Yupitungá FC derrotou o time do  HiWi E C por 2 a 1.

ativista

De passagem por Manaus para conhecer o Peladão, o deputado europeu Daniel Cohn-Bendit prestigiou a abertura dos jogos da categoria indígena, ontem, e deu o pontapé inicial da partida entre as equipes Gavião F. C. e Rio Negro Yepamahsã.

Daniel é de nacionalidade alemã, mas fez carreira política na França. Ele gravará um documentário sobre a Copa de 2014 no Brasil, que pretende mostrar como as camadas à margem da sociedade brasileira vão se inserir no maior evento esportivo do Mundo. “Nos interessa mostrar como as pessoas vivem a Copa do Mundo. Mas procuraremos abordar, no documentário, um outro Brasil. Mostrando como o evento mexe com as pessoas nas favelas, na Amazônia, no Movimento dos Sem Terras”, explica Daniel.

Daniel voltará ao Brasil para começar as gravações em agosto de 2013. Ontem, fez contatos com atletas e lideranças indígenas, que podem ser personagens do filme dele. “É muito impressionante o interesse dos indígenas pelo futebol. Em uma comunidade, de um grupo de 42 pessoas, 23 jogam futebol”, declarou o político.

Daniel foi líder estudantil protagonista da massiva movimentação popular em maio de 1968, em Paris. Atualmente, co-preside o grupo parlamentar Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia.