Publicidade
Esportes
Craque

CBF muda sistema de pontos do Ranking Nacional de Clubes e Penarol vira líder isolado no AM

Com a nova dinâmica de pontuação, Rio Negro e São Raimundo não aparecem porque não disputaram competições Nacionais nos últimos anos 06/11/2012 às 18:46
Show 1
Jogadores do Penarol comemoram título em Itacoatiara
Carlos Eduardo Souza Manaus (AM)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira o novo sistema de pontuação para estabelecer o ranking Nacional de Clubes (RNC). No novo Ranking os clubes vão receber pontos somente das últimas cinco competições Nacionais, como as Séries A, B, C, D e Copa do Brasil.

Para os clubes que ficaram fora da Copa do Brasil para jogar a Libertadores, cada um deles vai receber 400 pontos de bonificação. O detalhe do novo sistema de pontos é a distancia maior entre os colocados, que antes era apenas de um ponto.

No caso do Amazonas, onde o Nacional Liderava nos últimos anos, agora quem manda é o Penarol. O time disputou as duas últimas Copas do Brasil e a Série D nos dois últimos anos. Somente Penarol, Nacional, América, Fast Clube e Holanda entrarão no Ranking Nacional de Clubes.

O Penarol lidera com 974 pontos porque passou para a segunda fase da Copa do Brasil nesse ano e, além disso, no ano passado, também avançou na Série D do Brasileiro.

O Nacional está em segundo lugar com 389 pontos, frutos de sua participação da Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro em duas oportunidades.

Em terceiro aparece o América, que em 2010 ficou com a quinta posição da Série D. O time tem 282 pontos. (Se ficar sem jogar uma competição nacional nos próximos três anos o América vai desaparecer do Ranking).

O Fast Clube está em quarto lugar com 225 pontos. O time disputou a Copa do Brasil em 2008, 2009 e 2011. O Holanda aparece em quinto lugar porque em 2018 disputou a Copa do Brasil. Em 2013, como o clube não vai disputar nenhuma competição Nacional, vai ficar sem ranking.

A tendência é o Nacional e o Fast Clube se aproximar do líder Penarol, pois, o Naça tem duas competições Nacionais no ano que vem – Copa do Brasil e Série D. o Fast Clube vai disputar a Copa do Brasil.


Como a competição vigente tem peso 5, se o Nacional ficar somente na primeira fase da copa do Brasil, ele recebe 25 pontos, que multiplicados por cinco, soma mais 125 pontos. Na Série D, caso o  mínimo de pontos são 255 e, caso consiga o título, o clube leva 500 pontos.

OB: A CBF divulgou apenas a tabela de pontos e a pontuação divulgada pelo CRAQUE está de acordo com o entendimento da direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF).