Publicidade
Esportes
Craque

CBF recria Copa do Nordeste e muda forma de disputa da Copa do Brasil

O calendário do futebol brasileiro traz inovações para o torcedor na temporada de 2013. A criação da Copa do Nordeste e nova forma de disputa da Copa do Brasil são as principais novidades 28/08/2012 às 17:02
Show 1
José Maria Marin, presidente da CBF
Acritica.com Manaus (AM)

A principal novidade, que surgiu da iniciativa do presidente José Maria Marin, é a criação da Copa do Nordeste, que será disputada de 20 de janeiro a 17 de março, em um total de 12 datas.

Antiga aspiração da comunidade esportiva, a Copa do Nordeste vai integrar e dar ainda maior visibilidade aos clubes da região, que sempre contribuiu de maneira expressiva na revelação de talentos para o futebol brasileiro.

- Há muito o Nordeste merecia uma competição nesse formato, o que contribuirá para que mais clubes ganhem uma maior dimensão nacional, pela visibilidade que o campeonato terá. Tenho certeza de que a Copa Nordeste será um sucesso de público e fico muito feliz por tê-la criado no primeiro ano da minha administração - disse o presidente Marin.

A Copa do Nordeste terá a participação de 16 clubes. Bahia e Pernambuco terão três vagas cada. Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Alagoas terão duas cada.

Em quatro grupos, com quatro clubes em cada grupo, classificam-se dois por chave para a fase seguinte. Na primeira fase serão realizados jogos em ida/volta, totalizando seis jogos por clube. As demais três fases serão eliminatórias, também em ida/volta, representando mais seis datas.

Copa do Brasil 2013

A Copa do Brasil terá também relevante mudança em 2013, com a inclusão nas oitavas-de-final dos clubes que disputaram a Copa Libertadores da América do mesmo ano. Antes com 64 clubes, a competição passará a ter 86 equipes lutando para conquistá-la.

Até 27 de novembro serão sete fases, começando em 3 de abril. No início serão 80 times. Mantido o sistema de mata-mata, a competição segue até restarem 10. É neste momento que os clubes que disputaram a Libertadores entrarão na competição. Com 16 equipes, então, segue a mesma fórmula de disputa até se definir o campeão, no dia 27 de novembro.

O Campeonato Brasileiro Série A terá a primeira rodada no dia 26 de maio e a última, no dia 8 de dezembro.

- O calendário 2013 está ajustado às necessidades e particularidades do nosso futebol, em um ano em que o Brasil terá a honra de sediar a Copa das Confederações - finalizou o presidente Marin.