Cinco peixes-boi serão devolvidos à natureza, em Amanã (AM)
Os cinco animais passaram por processo de readaptação à vida silvestre no Centro de Reabilitação de Peixes-Boi Amazônicos, que o Instituto mantém com recursos do Programa Petrobras Ambiental. 03/08/2012 às 11:12
Cinco peixes-boi em estágio avançado de reabilitação serão devolvidos à natureza, no dia 18 de agosto. A soltura acontecerá no Lago Amanã, próximo à comunidade Bom Jesus do Baré, onde o Centro de Reabilitação de Peixe-Boi Amazônico de Base Comunitária, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, está localizado.
O evento deverá ser acompanhado por dezenas de moradores de comunidades ribeirinhas, que deverão colorir o lago Amanã com seus barcos. Cada peixe-boi tem nome e sobrenome, o qual remete à localidade de origem do animal: Piti Aranapu, Alagoilton Solimões, Jovenal do Boia, Negão Canamari e Benguela Ponto X.
Os cinco animais passaram por processo de readaptação à vida silvestre no Centro de Reabilitação de Peixes-Boi Amazônicos, que o Instituto mantém com recursos do Programa Petrobras Ambiental. Outros dois ainda permanecerão sob os cuidados do Centro. Os animais chegaram ao local com apenas alguns dias de vida. O mais velho tem quatro anos e o mais novo, dois. Dos cinco peixes-boi que serão soltos, três ficaram presos acidentalmente em redes de pesca e foram entregues à equipe do Centro pelos próprios pescadores. Os outros dois foram apreendidos por agentes ambientais e entregues aos cuidados do projeto.
“Os animais soltos em ambiente natural serão acompanhados por telemetria, utilizando-se um cinto instalado na cauda de cada indivíduo. Este procedimento permitirá o monitoramento dos animais e a comparação de suas rotas de deslocamento com as conhecidas para animais de vida livre, sendo uma ferramenta essencial para a avaliação do sucesso do processo de reabilitação ao qual foram submetidos”, afirma a veterinária Carolina Oliveira.
Este será o segundo evento de reintrodução da espécie promovido pelo Instituto Mamirauá: há 12 anos, atendendo a uma situação emergencial (à época, ainda não havia a estrutura do Centrinho), pesquisadores do Instituto realizaram a primeira soltura de um peixe-boi reabilitado na Amazônia.
As atividades do Centrinho recebem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
+ Esportes
-
Hulk estreia com vitória no Brasileiro Feminino
-
Gamer vai representar Amazonas em competição interna...
-
Aplicativo oferece delivery de figurinhas do álbum d...
-
Hulk da Amazônia estreia no Campeonato Brasileiro di...
-
Seleção brasileira de beach soccer desembarca em Man...
-
Manaus sedia etapa regional do Brasileiro de Judô ne...
-
Arena da Amazônia recebe seletiva de torneio mundial...
-
Fininho passa por cirurgia no nariz e desfalca Nacional
-
Nadador do AM é destaque do Troféu Leônidas Marques ...
Veja também
- Manaus sedia etapa regional do Brasileiro de Judô neste fim de semana
- Fininho passa por cirurgia no nariz e desfalca Nacional
- Pikachu fala da evolução no time e sobre o 'espírito de virada'
- Júlio César se despede do futebol neste sábado (21) contra o América-MG
- Copa do Brasil: sorteio define confrontos e mandos de campo das oitavas
- Seleção brasileira feminina a um empate de ganhar a Copa América
- Seis motivos para acreditar que o Hulk vai longe no Brasileirão
- Fifa estuda novo formato para Mundial de Clubes a partir de 2021