Publicidade
Esportes
HOMENAGEM

Circuito Máster de natação fará homenagem a Diogo Lima, no próximo sábado (24)

Diogo ganhou muitos títulos na sua carreira, incluindo Campeonato Sul-americano, seis campeonatos brasileiros, e muitos outros. 17/03/2018 às 08:00
Show diogo 3 nadando
O nadador será homenageado no Circuito Máster de natação da Aquática Amaoznas, que deve reunir atletas de várias gerações. (Fotos: Antônio Lima/A crítica)
Jéssica Santos Manaus - AM

O ex-nadador amazonense Diogo Lima, 36, viveu uma carreira vitoriosa no esporte, e será homenageado na 1ª Etapa do Circuito Máster de Natação – Paulo Caju, de 2018. O Circuito Máster, realizado pela Aquática Amazonas, acontece desde 2014, e a cada edição homenageia um grande nadador da história do Amazonas. A edição dedicada a Diogo acontece no próximo sábado (24), a partir das 8h, na Aquática Amazonas, Zona Centro-Sul, e as inscrições vão até o dia 22 de março, no site: www.aquaticaamazonas.com.br.

Diogo disse que o convite para a homenagem foi uma bela surpresa. “Estou muito tempo distante da natação, então, quando recebi a ligação do Pierre (Gadelha, organizador do evento), falando que queria prestar a homenagem, fiquei lisonjeado, e até percebi a oportunidade de rever o pessoal das antigas, entrei em contato com amigos, que estão se reunindo para participar, e fico muito feliz com esse reconhecimento, agradecido ao Pierre, só ele pra lembrar de mim (risos)”, disse.


Mas, na verdade, Diogo é muito lembrado por ter sido um dos grandes nomes da natação amazonense durante mais de uma década, conquistando também diversos títulos nacionais e até internacionais. Nadador de fundo, Diogo foi campeão Sul-americano, nos 400m livre, hexacampeão Brasileiro, 10 vezes campeão Norte-nordeste, e ainda venceu três vezes a Travessia Almirante Tamandaré. Além de tudo, ele quebrou o recorde infantil dos 200m medley e, também, o recorde juvenil dos 400m medley, que antes pertencia a Luís Lima. “Esse recorde durou uns dez anos, até ser batido novamente”, relembra.


Esta será a primeira participação de Diogo no Circuito Máster, e ele está animado. “Até voltei nadar um pouquinho para não passar vergonha, mas vou nadar só os 50m peito, e já tá dando medo (risos). Nas próximas, nado mais provas”, disse.

Diogo e seu filho, João Guilherme. (Foto:  divulgação)

Diogo foi à Aquática num sábado fazer fotos para o evento, e lembrou da época em que nadava. “Bateu uma saudade grande, nadei um pouquinho com o pessoal, com meu filho também (João Guilherme, de 6 anos), que gostou muito, já sabe nadar, e ficou com vontade de treinar mesmo”, disse. “Essa homenagem vai ser legal para mostrar para ele como o esporte é importante, e está sendo um ‘start’ para eu voltar a nadar, mesmo que  só duas vezes por semana”, afirmou Diogo, que hoje é servidor do Ministério Público e, ainda, estuda para concursos.

Circuito Máster de natação reúne atletas de várias gerações 

Para o organizador, Pierre Gadelha, o Circuito Máster possui grande importância. “Seu maior mérito é congregar os nadadores de gerações passadas, que muito fizeram para o esporte, a se reunir, e quem sabe voltar a praticar o esporte, levando uma vida saudável novamente”, destacou. Para Pierre, a homenagem que está sendo feita a Diogo é mais do que merecida. “Ele trouxe títulos, tanto nacionais como internacionais, e teve até um recorde brasileiro que demorou muito a ser quebrado”, afirma Pierre.


Atletas a partir de 20 anos de idade podem participar do Circuito Máster, e escolher nadar quantas provas quiser. São elas: 100m medley, 50m peito, 50m borboleta, 100m livre e 100m costas.

Diogo começou a nadar com alguns meses de idade e parou aos 23 anos, após conquistar muitos títulos nas piscinas. Na foto, ele havia conquistado um dos seis títulos brasileiros da sua carreira. (Foto: divulgação)

Outros homenageados no Circuito Máster:

O Circuito Máster de natação acontece desde 2014, e já homenageou os atletas Paulo Caju, Gil Machado Jr., Eduardo Piccinini, Jefferson Mascarenhas, Eulina Aquino, Cláudia Nobre, Eduardo Couto e, também, os dirigentes/técnicos Roberto Caminha Filho, Aluísio Bitencourt, José Augusto de Almeida e Alfredo Jacaúna.

SERVIÇO
O QUÊ:
1ª Etapa do Circuito Máster de Natação – Paulo Caju 

ONDE:
Aquática Amazonas, Zona Centro-Sul

QUANDO:
Dia 24 de março, a partir das 8h
 

Publicidade
Publicidade