Publicidade
Esportes
Craque

Clubes de São Paulo, até a 16ª rodada, têm o pior desempenho da história dos pontos corridos no Brasileiro 2012

Os times paulistas, até a 16ª rodada, só têm levado pontos no couro. O aproveitamento dos quatro grandes clubes do Estado que conquistou seis dos nove brasileirões de pontos corridos é sofrível: não chega a 60% 14/08/2012 às 10:31
Show 1
Os times paulistas, até a 16ª rodada, só têm levado pontos no couro
André Viana Manaus (AM)

Acostumado a ter seus clubes brigando na parte de cima da tabela, o Estado de São Paulo vive uma temporada atipica no Brasileirão 2012. Os times paulistas, até a 16ª rodada, só têm levado pontos no couro. O aproveitamento dos quatro grandes clubes do Estado que conquistou seis dos nove brasileirões de pontos corridos é sofrível: não chega a 60%.

Juntos, São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras somam apenas 76 dos 192 pontos possíveis. O Tricolor Paulista é o maior pontuador, com 25 pontos. Mas, a sétima colocação, que o posiciona a seis pontos do G-4 é decepcionante. Clube acostumado a disputar a Libertadores, o Tricolor Paulista há três anos não sabe o que é participar da principal competição de clubes da América, que já conquistou em três oportunidades. Nem a chegada do técnico Ney Franco foi capaz de fazer o gigante do Morumbi subir de produção.

Nas últimas duas rodadas, o São Paulo perdeu dois jogos para adversários diretos pela vaga no G-4 (Fluminense, no Rio de Janeiro, e Grêmio, dentro de casa). A esperança do Tricolor Paulista para melhorar seu desempenho é o retorno do meia-atacante Lucas, vendido para o PSG, mas que disputará o restante da temporada.

Outro clube que deposita a esperança de crescimento no retorno de um craque é o Santos. O Peixe, assim como o São Paulo, não tem vaga garantida na Libertadores do próximo ano e está contando com Neymar para sair da 14ª posição na tabela. Ganso ainda é uma incognita tão grande quanto a improvável reviravolta na tabela.

Corinthians e Palmeiras são os únicos clubes brasileiros garantidos na Libertadores. O primeiro etá com a cabeça dividida entre o Mundial de Clubes no final do ano e o Brasileirão, e já mostra recuperação. Está em 10º, apenas quatro pontos atrás do São Paulo. Já o Palmeiras... O campeão da Copa do Brasil é o time paulista de pior desempenho no Brasileirão. Só possui 13  pontos, e está na zona de rebaixamento, na 17ª posição.

Ainda faltam 22 rodadas e tudo leva a crer que este desempenho melhore muito. Nos últimos anos São Paulo é o “estado motor” do futebol brasileiro. E motor potente, não de rabeta.