Publicidade
Esportes
Craque

Comissão de Segurança do Ministério da Justiça é instalada em Manaus

A presidência da Coesge será exercida pelo delegado federal Pablo Oliva Souza e a secretaria-executiva ficou sob a responsabilidade do coronel da Polícia Militar Dan Câmara 17/08/2012 às 21:45
Show 1
De acordo com o presidente da Coesge, o regimento da Comissão prevê a instalação de 15 oficinas temáticas
acritica.com Manaus

O Governo do Amazonas e a Superintendência da Polícia Federal instalaram, na tarde de hoje (17), no auditório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), a Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge). O órgão, que reúne 26 instituições de todas as esferas de governo, incluindo a Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), é vinculado ao Ministério da Justiça e vai coordenar a integração entre os órgãos de Segurança e a preparação do Amazonas para a Copa do Mundo da FIFA 2014.

A presidência da Coesge será exercida pelo delegado federal Pablo Oliva Souza e a secretaria-executiva ficou sob a responsabilidade do coronel da Polícia Militar Dan Câmara, presidente da Comissão Temporária para Grandes Eventos (Ctesge), que a partir de agora também compõe a Coesge. “Esta comissão vai se somar ao trabalho que já vinha sendo realizado pela Ctesge para que possamos desenvolver o planejamento estratégico único para a Copa de 2014 no Amazonas”, afirmou o delegado.


O coordenador-executivo da UGP COPA, Eraldo Boëchat, destacou que cada instituição que compõe a Coesge deve colaborar para o sucesso dos jogos de 2014. “Todos os órgãos precisam identificar onde são fortes e onde são fracos para saberem em que momento cada um pode complementar a ação da outra instituição parceira”, disse. Para Boëchat, a proximidade da Copa exige concentração e foco na integração para que o Estado esteja pronto para atuar no evento e receber os visitantes com segurança em Manaus.

Oficinas

De acordo com o presidente da Coesge, o regimento da Comissão prevê a instalação de 15 oficinas temáticas que vão setorizar o planejamento da Segurança Pública com vistas à realização dos jogos em Manaus e no Estado. As comissões atuam em todas as áreas relacionadas à Segurança Pública e sua operacionalização, inclusive segurança cibernética; todos os eventos Copa (jogos, Fan Fest e outros) e Inteligência.

Segundo Oliva, os exercícios simulados devem acontecer a partir do próximo ano com objetivo de treinar e exercitar a integração entre as forças de Segurança. “Os testes são necessários para operacionalizar o que estará previsto no nosso planejamento estratégico”, afirmou o delegado.