Publicidade
Esportes
Craque

Conheça a história de Jim Thorpe, herói olímpico

Aos 24 anos, o maior nome do beisebol e do futebol americano, foi convocado para defender sua pátria nas Olimpíadas em duas modalidades recém-criadas: o pentatlo e o decatlo 11/05/2012 às 11:07
Show 1
Jim Thorpe, herói olímpico
André Viana Manaus

Seu nome original é quase impronunciável. Quase. Neste caso, essa afirmação pode ser entendida como um eufemismo: Wa-Tho-Huk. Mas o significado na língua kichapooé da tribo indígena de mesmo nome, localizada nos Estados Unidos, soa porém, como uma profecia: “Caminho brilhante”. Rebatizado de James Francis Thorpe, o primeiro super-herói olímpico da era Moderna assombrou o mundo na quinta edição dos Jogos, realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1912.

 Super-Homem
Aos 24 anos e já conhecido nos Estados Unidos como Jim Thorpe, o maior nome do beisebol e do futebol americano, foi convocado para defender sua pátria nas Olimpíadas em duas modalidades recém-criadas: o pentatlo moderno (que incluia provas de cross-country, equitação, esgrima, natação e tiro); e o decatlo, uma mescla das principais provas do atletismo (100m, 400m. 1.500m com barreiras, salto em distância, salto em altura, salto com vara, lançamento de disco, de dardo e de peso).

O objetivo dos organizadores dos Jogos e do Comitê Olímpico Internacional (COI) era encontrar os dois “sobreviventes” das duas odisseias que - imaginavam - obteriam os melhores resultados da média das provas. Seria assim, se não fosse a extraordinária força física, a aptidão nata para o esporte e a garra dos povos indígenas de Jim Thorpe. O atleta norte-americano levou as duas medalhas de ouro, com uma superioridade impressionante. O magnífico desempenho de  Thorpe fez o rei Gustav V, da Suécia, o chama-lo de “melhor atleta do mundo”. A força atlética e a versatilidade o fizeram ser considerado o melhor atleta da primeira metade do século 20.

 Injustiça
Após a consagração nas pistas, Thorpe teve uma recepção de gala nos Estados Unidos, com direito a desfile em carro aberto pelas ruas de Nova York, saudado por toda Manhattan. As duas merecidas medalhas, porém, só estiveram com o atleta por uma ano. Tempo necessário para o COI descobrir que Jim Thorpe recebia uma ajuda de custo de U$$ 20 pagos para defender sua universidade nas partidas de beisebol e de futebol americano. Esse, no entanto, foi apenas um dos duros golpes que a vida lhe aplicou.

Traumas da vida
Aos oito anos, seu irmão gêmeo morreu. Dois anos depois, foi a vez de sua mãe. Restou-lhe o pai, com quem tinha sérios problemas de relacionamento.  Thorpe transformou sua dor em alegria para quem o via competir.

Mas ao parar de competir profissionalmente - quando se acostumou a receber polpudos salários de U$$ 5 mil do New York Giants, que para época era astronômico - o “Super Homem” teve dificuldade de conseguir emprego. Chegou a participar como figurante em vários filmes de Hollywood, sempre encarnando personagens indígenas.

 Alcoolismo
 A penúria o levou ao alcoolismo. Casou três vezes, teve oito filhos. Superou um câncer nos lábios e faleceu pobre, em 28 de março de 1953, aos 65 anos, pouco mais de três décadas depois de brilhar em Estocolmo e 30 anos antes do COI reconhecer o erro e enviar suas medalhas de ouro para os descendentes do herói olímpico.

O corpo de Jim Thorpe já não estava mais presente para recebê-las, mas seu suor se mantém até hoje no DNA das duas medalhas douradas, tal como o sangue de seus ancestrais no território americano.

Curiosidades
1   No ano de 1912, além de conquistar as duas medalhas de ouro nas Olimpíadas, Thorpe liderou a Carlisle Indian School ao campeonato nacional universitário de futebol americano, fazendo 25 touchdowns e 198 pontos. Depois da temporada de futebol americano, Thorpe jogou por seis anos na Major League Baseball.

2 Foi o único jogador a bater três home runs (jogada do beisebol em que a bola é lançada para fora do estádio) em três estados americanos diferentes. O feito aconteceu numa partida disputada na fronteira entre Arkansas, Texas e Oklahoma. Jim Thorpe bateu um home run por cima do muro esquerdo do campo, com a bola caindo em Oklahoma. Depois bateu um sobre o muro direito, com a bola indo pousar no Arkansas. Para finalizar, bateu um da centerfield e jogou a bola no Texas.

3 Jogou pelo New York Giants no beisebol e futebol americano.

4  Em 1963, dez anos após sua morte, Jim Thorpe foi incluído no Hall Of Fame da NFL, entidade da qual ele foi o primeiro presidente, em 1920, quando se chamava American Professional Football Association. Uma estátua de bronze imortalizou Jim Thorpe no Hall Of Fame da NFL.

Perfil

 Jim Thorpe

Nome de nascimento:  Wa-Tho-Huk

Nascimento:  28 de maio de 1887, em Prague, Oklahoma (EUA).

Falecimento: 28 de março de 1953, em Lomita, Califórnia.

Modalidade:  Atletismo (pentatlo moderno e decatlo).

Altura:  1,83m

Peso:  86kg

Modalidade:  pentatlo e decatlo

Olimpíada:  Estocolmo, Suécia (1912)

Medalhas:  Duas de ouro