Publicidade
Esportes
Craque

Coordenador da UGP Copa diz que não tem argumentos para contestar ministro

O ministro das Cidades disse que obras em Manaus estão ´no vermelho´, mas elas ainda não foram iniciadas pelo governo e e prefeitura de Manaus 19/07/2012 às 20:12
Show 1
O coordenador da UGP Copa em Manaus, Miguel Capobiango
Acritica.com Manaus (AM)

O coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango, disse que não tem argumentos para contestar as palavras do Ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro. O Ministro disse que as obras de mobilidade urbana em Manaus e mais quatro cidades estão `no vermelho´.

Segundo Miguel Capobiango, as obras de mobilidade de Manaus ainda não começaram, mas há a esperança de elas  - Monotrilho e BRT – começarem no mês de agosto.

“Estamos dependendo da conclusão do projeto executivo para que o consócio inicie as obras. As duas obras são dependentes uma da outra, porque centro de Manaus o terminal de ônibus deverá ser integrado ao Monotrilho. Então, quando a prefeitura definir o local do terminal, o projeto poderá ser iniciado”, disse.

As obras do monotrilho vão consumir cerca de R$ 1.450 milhões somente com a obra. Ainda serão gastos cera de 100 milhões em desapropriações. O orçamento do projeto do BRT prevê até R$ 290 milhões, sendo 200 mi em financiamento da Caixa e mais 90 milhões de contrapartida do governo local (nesse caso, a prefeitura de Manaus).

A obra do monotrilho em Manaus vai ser construída pelo Consórcio formado pelas empresas CR Almeida, Mendes Júnior e Scomi, que ficou com a parte dos trens.

BRT

O consórcio Construbase - S.A Paulista venceu a concorrência para a execução das obras do trecho Leste do Bus Rapid Transit (BRT), que terá 19 quilômetros de extensão e ligará a Zona Leste ao Centro de Manaus. A obra também está atrasada e era para iniciar no mês de junho passado.

O corredor do BRT iniciará na avenida Manaus Moderna (Zona Centro-Sul) e terminando na avenida Autaz Mirim, conhecida como Grande Circular (Zona Leste), passando, ainda, pelas avenidas do Contorno e Cosme Ferreira. O Despacho de Homologação foi publicado, no Diário Oficial do Município (DOM) em (11/04).