Publicidade
Esportes
Craque

Copa América de Jiu Jitsu rola no fim de semana em Manaus

A competição deve reunir 1,7 mil competidores este ano. Do interior do interior do AM como Coari, Autazes, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Presidente Figueiredo e também, da Bolívia, Venezuela e Argentina. 21/03/2013 às 21:59
Show 1
Atletas estão prontos para o 'rola'
Aline Cabral Manaus (AM)

Eles encaram pela primeira vez uma Copa de verdade, Ludmila Serique da Silva, 11, Lhiana Santos da Silva, 16, Francinei Santos, 13, entre outros alunos da academia Wagner Costa estreiam no sábado e domingo ( 23 e 24), na Copa América de Jiu-Jitsu, que acontecerá no Ginásio Casemiro de Abreu a partir das 9h às 18h.

As duas irmãs Ludmila e Lhiana filhas de mães diferentes sempre tiveram o mesmo sonho: praticar Jiu-Jitsu, porém não tiveram muito apoio em casa. Após algum tempo elas que moram no São José, puderam participar do projeto para crianças da academia Wagner Costa e hoje treinam a modalidade e se preparam para a estreia no final de semana.

“Nossas mães não deixaram a gente praticar esse esporte por achar que somos meninas e é um esporte violento. Depois conseguimos o incentivo do nosso pai e hoje estamos aqui”, disse a mais nova Ludmila, faixa branca de 11 anos.


A irmã conta que não estão muito nervosas para o campeonato. “Estrear numa competição de peso dessas tem uma emoção muito grande pra gente. Não fico nervosa e acho que vai dar tudo certo.” Disse a faixa branca Lhiana Silva.

O atleta Francinei prometeu vencer na sua categoria. “Vou tentar mostrar ao máximo no tatame o meu potencial. Sei que estou apenas no começo, mas tenho certeza que vou conquistar essa medalha para a nossa equipe”, revelou ele.

O professor Wagner Costa, faixa preta deve levar 35 crianças e adolescentes para esse campeonato. Segundo ele a equipe é forte.


“A academia está focada há três meses para a competição da Copa América. Os nossos estreantes e os veteranos vão lutar muito para conquistar suas medalhas e pontuação para a equipe. Estamos confiantes”, destacou o mestre.

Irmãs guerreiras

Luana Iolanda de Almeida de 9 anos, faixa amarela mostrará seu talento no tatame da Copa. Com apenas nove anos, ela já é experiente no quesito luta, foi campeã na sua categoria por dois anos seguidos na Osvaldo Alves, ganhou Brasileiro em 2012 e o Mundial de Jiu-Jitsu em São Paulo no mesmo ano.

Agora ela almeja mais uma medalha para sua coleção: a Copa América. “ Tô sentindo que eu vou conquistar mais esse ouro pra mim. Mas o resultado não vem fácil, eu treino muito  e ainda treino judô também três vezes por semana e isso ajuda”, declarou.

O Campeoanto

O Local da copa que  estava previsto para acontecer no Ginásio Ninenberg Guerra, o “Bergão”, no São Jorge, Zona Oeste de Manaus  foi modificada para outro Ginásio o Casemiro de Abreu, na  Avenida Jurunas, nº 920,  Cidade Nova, por motivos de reforma. De acordo com o Presidente da Federação Amazonense de Jiu Jitsu do Amazonas ( Fajje), Luiz Neto, a estrutura interna do Bergão estava pronta mas a esterna ainda não havia sido  finalizada a obra.

“Foi um erro mesmo de calculo, mas entramos para o plano B e vai dar tudo certo”, finalizou.