Publicidade
Esportes
Craque

Desafio de jiu-jitsu faz seleção de lutadores em Manaus

A escolha é pelo currículo. Lutador terá que preencher formulário para provar que tem condição de representar Manaus. As inscrições vão até o dia 31 de agosto 16/08/2012 às 08:54
Show 1
Atletas terão que preencher requisitos, como: os faixas-pretas deverão ser naturais de Manaus ou com residência comprovada há no mínimo dois anos
Nathália Silveira Manaus (AM)

Caro lutador de jiu-jitsu, você acha que é capaz de representar bem a terra em que nasceu e é corajoso o suficiente para tentar derrubar um dos ícones mundiais da luta marcial? Se a resposta é sim, você está convidado a se alistar no “Desafio entre Cidades”, realizado pela empresa Pódio Empreendimentos Esportivos, detentora dos direitos da Copa Pódio de Jiu-jitsu.

A organização do evento lançou nesta semana este desafio, que faz parte do encerramento da primeira temporada do Grand Prix dos pesos pesados. Para tanto, uma superluta está marcada para o dia 15 de dezembro na cidade do Rio de Janeiro. Nesta primeira edição, o atual campeão mundial dos pesos médios, Otávio Sousa, representará a cidade do Recife e  desafiará o atleta da capital do Amazonas, que será escolhido de acordo com seu currículo.

“Essa competição faz parte da Copa Pódio que conta com três superlutas. Ou seja, além do Grand Prix dos pesos pesados, que reunirá atletas com peso até 98kg e a do troféu pelo gaúcho Guto Campos, campeão do Superdesafio da Copa Pódio,  nós teremos o Desafio entre Cidades, com peso diferente da categoria disputada no GP. A luta será casada, onde o vencedor garantirá a permanência da sua cidade no circuito”, esclareceu ao CRAQUE o diretor da Pódio, Jeferson Maycá. De acordo com ele, a escolha de Otávio deve-se a sua projeção nacional e internacional. Além disso, o faixa-preta tem contrato com a empresa esportiva.

Avaliação

Mas, antes de ir ao tatame e enfrentar o pernambucano, os atletas terão que preencher requisitos, como: os faixas-pretas deverão ser naturais da cidade de Manaus ou com residência comprovada há no mínimo dois anos, solicitar formulário através do e-mail podio@podio.esp.br e, no dia do evento, será necessário bater o peso de 80 kg (pesagem sem kimono no dia anterior ao evento). As inscrições vão até o dia 31 de agosto é gratuita. A divulgação do resultado está prevista para de 5 de setembro, e o amazonense selecionado ganha passagem, deslocamento e hospedagem da Pódio. “Só vai precisar treinar”, brinca Maycá, que irá analisar os currículos de cada candidato. “Vamos avaliar o número de competições e títulos. Se houver empate entre dois e três candidatos, talvez possamos fazer uma luta prévia para decidir quem vai enfrentar o Otávio”, explica o diretor, que na hora da entrevista estava com o currículo de Robert Pato em mãos. “Está muito bom. Ele tem 12 títulos estaduais e tem todas as chances de ser escolhido”, destacou.

Na torcida para ser o escolhido, Pato encara o desafio com responsabilidade e promete, se for o convocado, ganhar a luta por finalização. “É uma responsabilidade e quero finalizá-lo se for convocado”, disse o amazonense.