Publicidade
Esportes
Natação

Destaque nacional, Catarina Ganzeli vai disputar Rio Negro Challenge

A atleta, que integrou a seleção brasileira este ano, vai disputar a Travessia Almirante Tamandaré e encarar 8,5km do mais extenso rio de água negra do mundo 21/11/2017 às 16:26
Show ad
Catarina Ganzeli foi a campeã do "Rainha do Mar" disputado em março deste ano (Foto: Divulgação)
ACritica.com* Manaus (AM)

Um dos nomes mais consagrados dos últimos tempos da natação em águas abertas, Catarina Ganzeli, estará em Manaus dia 3 de dezembro para disputar o Rio Negro Challenge, que terá largada às 7h, na Ponta Negra. A atleta, que integrou a seleção brasileira este ano, vai disputar a Travessia Almirante Tamandaré e encarar 8,5km do mais extenso rio de água negra do mundo. A prova, realizada pela Aquática Amazonas, ainda vai apresentar a Maratona Aquática (1,5km e 3km) e o Circuito Curumim (500m).

Em maio deste ano, Catarina também esteve em Manaus para participar do evento, disputando os 3km. Na ocasião, a atleta faturou a medalha de ouro depois de terminar a prova em 39min49seg, bem à frente da segunda colocada, Elysa Oliveira, que marcou 44min46seg. Com uma nova missão na capital amazonense, a nadadora da Unisanta destaca sua empolgação, uma vez que prefere provas de longas distâncias. Para se ter ideia deste amor pelos percursos mais extensos, a campineira encarou em fevereiro o Mundial, na Argentina, que soma 57km, finalizando a prova em nove horas.

“Prefiro provas mais longas, então acredito que vai ser bem legal, e a competição será de ponta a ponta e isso me anima muito mais. Gostei muito de nadar no Rio Negro no início deste ano, acho que a água escura não diferencia tanto, porém comparando o mar e o rio, deu para perceber que a gente perde um pouco de flutuabilidade. Confesso também que sinto um pouco de dificuldade em nadar em água quente, e aí é bem quente, mas, mesmo assim, a visibilidade daí e ótima, de todo percurso. Manaus tem um clima bem agradável e é magnifico poder nadar aí. Quero voltar em todas as oportunidades que tiver”, comentou Ganzeli.

A atleta, que em 2017 passou por uma ‘onda’ de mudanças, iniciou na natação competitiva aos oito anos de idade e em maratonas aquáticas aos 14, conquistando durante seus anos de braçadas títulos importantes, como o Super Challenge do Circuito Rei e Rainha do Mar, na praia de Copacabana, RJ. Mesmo com tanto tempo de carreira, ela afirma que ainda sente um friozinho na barriga a cada competição, que aprendeu muito ao participar de provas que misturam atletas amadores, profissionais e experientes, e que o Rio Negro Challenge será o seu penúltimo evento deste ano.

Catarina esteve em Manaus este ano e faturou a medalha de ouro nos 3Km do evento (Foto: Aquática Amazonas)

“Esse ano foi bem atípico para mim, pois foi a primeira vez que treinei sozinha, sem equipe, após ter supostamente encerrado minha carreira. Mas voltei com novos objetivos, pela segunda vez representei a seleção brasileira, nadei provas de ultramaratonas aquáticas, que eu nunca a havia feito antes, como os 57km do Rio Coronda, na Argentina, e a prova de Capri Napoli, na Itália. Foram duas experienciais inesquecíveis na minha vida, eu nunca imaginei sair do Brasil para nadar provas com essa distância e foi a maior experiência que já tive. Acredito que cresci muito como atleta e pessoa por esses dois momentos, principalmente por eu estar muito mais próximas dos participantes amadores e principiantes e isso me possibilitou trocar muitas experiências. Digo que tudo isso, ao resumir este 2017, me deu um combustível a mais e fez eu suportar a rotina quando pensei que não iria aguentar”, explicou a atleta.

Para Pierre Gadelha, organizador do evento, ter nomes consagrados no Rio Negro Challenge reforça o crescimento da competição, que inclusive está com as inscrições encerradas para duas provas, das quatro: Travessia Almirante Tamandaré e Maratona Aquática 1,5km. “ É uma honra receber a Catarina Ganzeli no evento, não somente pela exposição que ela faz da competição para o restante do Brasil, mas tambem pelo intercâmbio que ela proporciona aos nossos atletas daqui. Isso engradece o evento e somos felizes em já ter mais de 300 inscritos no evento, contar com atletas de mais de 18 estados brasileiros, e poder ter outros grandes nomes da natação brasileira, como é o caso do atleta olímpico Allan do Carmo”, disse.

Provas e inscrições

As inscrições para o Rio Negro Challenge – Circuito Curumim e Maratona Aquática 3km,  estão abertas e podem ser feitas pelo site www.rionegrochallenge.com.br até esta quinta-feira, 23.  Para a Travessia, as vagas esgotaram em 26 dias e para a prova de 1,5km as inscrições esgotaram na manhã desta terça, 21.

O Circuito Curumim é uma prova de 500m para crianças de 8 a 13 anos de idade, e conta com três categorias: Mirim (8 e 9 anos), Mirim 1 (10 e 11 anos) e Petiz (12 e 13 anos). O valor da inscrição é de R$80,00 e a previsão de largada será às 7h.

A Maratona Aquática Amazonas é composta de dois percursos: 1,5km e 3km. Para esta prova, podem competir atletas a partir de 13 anos de idade, divididos em mais de 13 categorias. A prova terá largada às 8h e a taxa de inscrição é de R$ 110,00.

Já a Travessia Almirante Tamandaré é um percurso com largada na praia do Camaleão e chegada à praia da Ponta Negra, totalizando 8,5 km, em linha reta.

*Com informações da assessoria