Publicidade
Esportes
Craque

Detran do AM inicia campanhas de carnaval em Manaus

As campanhas visam à prevenção de acidentes de trânsito, no período carnavalesco, na capital amazonense 15/02/2012 às 16:47
Show 1
Diretora-presidente do Detran/AM disse que vai intensificar as ações de fiscalização, durante o carnaval
Thiago Gonçalves Manaus (AM)

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) iniciou, nesta segunda-feira (13), as ações que fazem parte das campanhas educativa e de fiscalização do órgão para o período carnavalesco. Equipe do órgão vai atuar nas principais vias de acesso aos locais de eventos.

Segundo a diretora-presidente do Detran/AM, Mônica Melo, as campanhas de carnaval devem chegar a todas as Zonas de Manaus. “Iniciamos a campanha educativa ontem, e todos os dias vamos atuar em diversos pontos da cidade, onde serão concentradas as programações de carnaval.

De acordo com a diretora do departamento de trânsito, a campanha educativa está voltada, principalmente, às escolas de samba e barracões. “Nós faremos visitas nos locais onde o público do carnaval deverá ser maior, como o Sambódromo de Manaus”, disse Mônica Melo.

Fiscalização
Conforme Mônica Melo, as ações de fiscalização de trânsito serão 100% convidativas para a realização do teste do bafômetro. “O teste do etilômetro se torna não obrigatório, porque o condutor do veículo pode se recusar a fazê-lo, mas se houver a recusa ele responderá de acordo com o que prevê a Lei da Recusa. Além de pode ter o veículo e carteira de habilitação apreendidos, receber multa e 12 meses de reclusão.

A diretora-presidente do órgão de trânsito avalia os índices de acidentes partindo da falta de responsabilidade do condutor do veículo. “A questão dos fatores ligados aos acidentes no trânsito acaba sendo comportamental. O motorista deve ter ciência do que fazer e não fazer no trânsito”, frisou.

Índices
Ainda de acordo com a diretora do órgão, durante o período de 04 a 09 de março do ano passado, foram apreendidos 152 veículos, e 66 carteiras de habilitação foram recolhidas pelo  Detran/AM, em 2011. O número de infrações no trânsito alcançou a marca de 414 ocorrências. De acidentes, foram registradas 04 vítimas fatais, 02 envolvendo pedestres.