Publicidade
Esportes
Craque

Estádio Nacional de Brasília alcança 87% de finalização das obras

Trabalhadores completaram em dezembro de 2012 o içamento dos 48 cabos permanentes de sustentação da estrutura que formará a cobertura da arena 03/01/2013 às 09:03
Show 1
Foto do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, tiradas em dezembro de 2012
Portal da Copa ---

As obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha chegaram a 87% de conclusão. Após sete dias de trabalho em dezembro de 2012, foi concluída com sucesso uma importante fase da cobertura: o big lifting. A etapa – que consiste no içamento dos 48 cabos permanentes de sustentação da estrutura, cada um deles com 10cm de diâmetro – foi realizada em tempo recorde entre os estádios da Copa do Mundo de 2014. Foram aproximadamente 6,5km de cabos.

O içamento foi realizado por 48 macacos hidráulicos posicionados no anel de compressão – feito de concreto e com cerca de 1km de circunferência. Os macacos ergueram os cabos de forma automatizada para garantir a geometria circular, além da sincronia e da precisão necessárias. No fim do procedimento, os cabos foram fixados nas 48 placas-base acopladas ao anel de compressão.

A cobertura do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha é uma das inovações tecnológicas que a obra exibe. Funcionando como sistema de "roda de bicicleta invertida", ela é composta por uma estrutura tensionada com cabos e treliças metálicas e revestida por uma membrana de 90 mil m². Atualmente, está em andamento a montagem das treliças. A última etapa será a colocação da membrana, que cobrirá os cerca de 71 mil assentos do estádio.

O estádio terá assentos marcados e retráteis, a uma distância inicial de 7,5m do campo de futebol. Este, por sua vez, foi rebaixado 4,8m de sua altura original, permitindo maior visibilidade para o público.

Jogos
Brasília vai receber a abertura da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013, em 15 de junho, e mais sete jogos da Copa do Mundo de 2014. A capital será anfitriã da Seleção Brasileira no jogo decisivo da fase de grupos, em 23 de junho de 2014. Além disso, sediará um confronto das oitavas de final (em 28 de junho) e um das quartas de final (5 de julho). A partida que decidirá o terceiro e o quarto lugar também ocorre no Estádio Nacional.

Além do Brasil, os torcedores que estiverem em Brasília acompanharão, na primeira fase, outras duas seleções cabeças de chave. Em 15 de junho, entra em campo a principal equipe do Grupo E. Em 19 de junho, o confronto terá a seleção mais forte do grupo C.