Publicidade
Esportes
Cotidiano, Polícia, Conflitos agrários, Assassinato, Lábrea, Rondônia

Extrativista do Sul do Amazonas é morta em Rondônia

Denúncias de extração ilegal de madeira, no Sul do Amazonas, podem ter resultado na morte de Dinhana Nink, assassinada a tiros na frente do filho 04/04/2012 às 16:18
Show 1
Dinhana Nink ruralista assassinada no Interior de Rondônia
Síntia Maciel Manaus

Quatro meses após ter a casa incendiada no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Gedeão, localizado no município de Lábrea – a 703 quilômetros de Manaus -, a extrativista Dinhana Nink, 28, foi morta a tiros na madrugada do último sábado (31), situado no distrito de Nova Califórnia, a 200 quilômetros de Porto Velho (RO).

O crime foi presenciado pelo filho de seis anos da vítima, que na ocasião se preparava para dormir.

Dinhana havia se estabelecido em Nova Califórnia, após ter a casa em que morava – na gleba Gedeão -, incendiada, em novembro do ano passado.

O incêndio criminoso teria sido uma represália, conforme informações da polícia, pelo fato de Nink ter denunciado Sueli Arraia e o filho Jeferson Arraia, pela prática ilegal de extração de madeira, no sul do Amazonas.

Na ocasião, além de ter a casa incendiada, Dinhana também foi agredida fisicamente por Jeferson, o que gerou na polícia mais um Boletim de Ocorrência (BO), contra ele.

Nink trabalhava na coleta de castanhas.

Conflitos
Os desetendimentos por questões agrárias no Sul do Amazonas são comuns naquela região, o que resulta em constantes ameaças contra camponeses.

È o caso da Nilcilene Miguel de Lima – moradora da PDS Gedeão -,uma das líderes camponesas do Amazonas que há pouco mais de um ano conta com escolta armada da Força Nacional de Segurança, em virtude das inúmeras ameaças de morte sofridas.

Em maio do ano passado o líder camponês Adelino Ramos foi assassinado enquanto vendia frutas no distrito de Santo Antônio de Abunã, em Rondônia. Ele morava no Projeto de Desenvolvimento Florestal (PAF) Curuquetê, em Lábrea, nas imediações da gleba Gedeão.