Publicidade
Esportes
FUTEBOL DE BASE

Federação Amazonense de Futebol lança campeonatos Sub-11 e Sub-13

O diretor de futebol da base da FAF, Thiago Durante, destacou que a competição faz parte do programa de revelação e formação de novos atletas no Estado 01/04/2018 às 13:26
Show base futebol
Competição inicia no próximo domingo (1), no Estádio Ismael Benigno - a Colina. (Foto: Divulgação/FAF)
Jéssica Santos Manaus (AM)

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) realizou, ontem,  uma coletiva de imprensa para o lançamento dos campeonatos amazonenses Sub-11 e Sub-13. As competições, inéditas no Estado, terão início no dia primeiro de abril, no Estádio Ismael Benigno, Zona Oeste, a partir das 8 horas, e a programação segue até o dia 26 de maio, para a categoria Sub-11, e até 7 de julho, para a categoria Sub-13, dias das finais dos campeonatos.

“São competições inéditas. Duas partidas serão realizadas concomitantemente, cada uma de um lado do campo, que será dividido, então serão duas partidas a cada 25 minutos, cada tempo, com 10 minutos de intervalo. De 8h às 9h, 9h às 10, 10 às 11h. Haverá várias diferenças nesses campeonatos em relação aos das outras categorias; as traves são menores e a bola é menor, por exemplo”, afirma Lissandro Windson, assessor de imprensa da FAF.

Regulamento

Guerreirinhos, Santos, Real Manaus, Tarumã, Barcelona Brasil, Cruzeiro, Fluminense/EBS e São Raimundo são os times participantes desta primeira edição do Barezinho Sub-11 e Sub-13. O campeonato será disputado em três fases, a primeira (classificatória), a segunda (semifinal) e a terceira fase (final). Na fase classificatória, o campeonato será disputado no sistema de pontos corridos, em turno único. Na sequência, todos se classificam para a segunda fase, mas dividem-se, de acordo com a classificação na primeira fase, em Série Ouro e Prata. Depois, os vencedores das semifinais Ouro e Prata seguem para a disputa das respectivas finais para definir os campeões amazonenses Sub-11 e também o Sub-13, Ouro e Prata.

Revelando talentos

O diretor de futebol da base, Thiago Durante, destacou que a competição faz parte do programa de revelação e formação de novos atletas no Estado. “O objetivo é possibilitar o surgimento de novos atletas, desde as categorias menores, sendo que eles irão passar dois anos em cada categoria, Sub-11, Sub-13, Sub-15, até chegar ao Sub-21, quando são ‘entregues’, vamos dizer assim, ao futebol profissional. A competição será importante para desenvolver talentos, fundamentos do futebol, e como iniciação no esporte”, destaca Thiago.

Ele explica que a ideia da realização do campeonato amadureceu com a sua participação em diversos cursos da CBF, de gestão da categoria de base e de treinador. “Apresentamos a proposta ao presidente (da FAF) Dissica, e ele aceitou, deu liberdade pra desenvolvermos. Tínhamos só três categorias naFAF e agora dobramos”.

Os jovens atletas Sub-11 e Sub-13, apaixonados por futebol, agora terão este campeonato oficial da Federação Amazonense de Futebol (FAF) para disputar, e os regulamentos foram feitos como intuito de auxiliar no desenvolvimento dos jogadores de base, como explica Thiago Durante. “A competição Sub-11 e Sub-13  é toda adaptada para os jovens, com campo e trave reduzidas para que eles possam participar mais do jogo. Dessa forma, eles conseguem desenvolver os fundamentos do futebol mais vezes e os jogos ficam mais dinâmicos. Além disso, terá premiação para todo mundo. Acaba que mesmo os times que não ficarem entre os primeiros na fase classificatória continuam na disputa porque haverá as semifinais e finais Ouro e Prata”.    

Publicidade
Publicidade