Publicidade
Esportes
Craque

Fera no lançamento de dardo luta para alcançar o topo no ranking

Kenneady Tandy quer chegar aos 60m ainda este ano. O primeiro passo para atingir a meta é vencer o Campeonato Amazonense de Atletismo Sub-23 17/08/2012 às 09:30
Show 1
Jovem amazonense quer chegar aos 60 metros ainda este ano
Nathália Silveira Manaus (AM)

Há três anos, Kenneady Tandy praticava arremesso de dardo sem sapatilha. Aguentava a pista quente e o pé “queimado” após as competições. As dores do atleta o fortaleceram. Hoje, com sapatilha nos pés após juntar dinheiro por cinco meses para aderir o material, o amazonense que ocupa o oitavo lugar no ranking nacional da modalidade, tenta conquistar até o final do ano a quinta posição. O primeiro passo para atingir a meta é vencer o Campeonato Amazonense de Atletismo Sub-23.

“Já pensei em muitas vezes desistir, principalmente por eu morar muito longe do Ifam, onde treino. O meu desafio é esse todos os dias. Mas quero melhorar e subir ainda mais no ranking”, diz Tandy, que mora na Compensa, na Zona Oeste, e enfrenta uma hora e meia de ônibus até o local de treinos. Apesar do sufoco diário, o atleta arranja forças para continuar no esporte, baseado em seus resultados, como a atual marca de 55m02, que carimbou seu passaporte para as Olimpíadas Escolares em Minas Gerais.

“E pretendo chegar aos 60m até dezembro”, diz o lançador, que não se intimida ao dizer que já foi para competições sem se alimentar, devido a baixa renda da família: o pai é motorista e mãe dona de casa. Mas, como a positividade estampada na cara e a simplicidade de um campeão, Kenneady Tandy brinca. “As vezes é até melhor ir sem comer. Fico mais leve”, sorri.