Publicidade
Esportes
Craque

Festival de arrancada com carro, moto e dragster será neste domingo, no Amazonas

O evento que começa a partir das 9h ainda vai valer pela segunda etapa do Campeonato Amazonense de Arrancada 09/06/2012 às 12:27
Show 1
O festival de arrancada ocorrerá na pista Amazonas Dragway, em Iranduba, a 20 Km de Manaus
Nathália Silveira Manaus

Na busca pela aceleração perfeita. É com esse objetivo que os carros mais furiosos da região norte estarão reunidos, neste domingo, para participar do festival de arrancada com carro, moto e dragster no  Dragshow Amazonas, que ocorrerá   na pista Amazonas Dragway, em Iranduba, a 20 Km de Manaus. O evento que começa a partir das 9h ainda vai valer pela segunda etapa do Campeonato Amazonense de Arrancada. Os Dragsters que participarão, vão competir na categoria mais veloz e vieram diretamente de São Paulo.  Nesta disputa de supermáquinas, os protagonistas são o paulista Ricardo Bersani, mais conhecido como Pudim, e o amazonense Juliano Bento.

Tanto Bersani, quanto Bento fazem  parte da equipe Grid Motors  e vão rasgar a pista com motores com capacidades volumétricas  com bloco tipo “small block”, em ferro ou alumínio. No entanto, todos os dois carros vão acelerar com potências diferentes. O piloto da terra da garoa optou por um Dragster com potência de 2000 mil cavalos, enquanto  que o amazonense por um de 1.200 cavalos.

 E apesar de entrar na pista com uma máquina muito mais capaz, Pudim nega que disputará com vantagem. “ Nem sempre estar com uma potência elevada é garantia de destaque perante o adversário. Outras fatores ajudam para que isso ocorra, como por exemplo a pista estar limpa e com grip perfeito. Além disso, precisamos fazer uma saída perfeita também, onde nada possa sair errado. A puxada tem que ser uma só e você voar na pista”, considerou o Paulista, ao destacar que se controlar psicologicamente é algo valioso para o piloto.

Ainda de acordo com Pudim, que chegou na sexta-feira na terrinha baré e aproveitou o dia de ontem para “vistoriar” a pista do Amazon Dragway, ele tentará bater seu próprio recorde na competição de logo mais. O piloto é o atual recordista brasileiro da categoria, quando conquistou ao percorrer o trecho de 402 metros em 6s860 no Autódromo de Curitiba. “O carro está sendo preparado para eu baixar meu tempo. Conforme a pista se apresentar isso fica mais fácil ou mais difícil”, afirmou.

A competição que deverá reunir 100 pilotos de Arrancada,   terá atrações como o show de manobras radicais com os pilotos do Clube Chevetteiros de Curitiba e apresentações especiais de motos da equipe James Bala Show.

De Curitiba, onde acontecem os principais eventos de arrancada do Brasil, vieram o preparador de pista Ancelmo Lima, o coordenador de Marketing Esportivo, Rafael Casagrande, além de quatro pilotos de manobras, que farão uma apresentação com muitas "derrapagens" e  "zerinhos". Um deles, é o o  piloto brasileiro Alberto Aires (Zé Louquinho ), que é o recordista mundial com 82 zerinhos num Chevette SL 1978, e vai tentar fazer mais uma vez história.

Uma grande estrutura foi montada na pista de corrida Amazonas Dragway ((Estrada Manuel Urbano - km 6,5 – Iranduba), localizada logo após a ponte Rio Negro, para a realização do Dragshow Amazonas. No evento que também é válido pela segunda etapa do Amazonense, o piloto pode chegar a fazer até 115 pontos.

Segundo Rafael Casagrande, ao todo os pilotos deverão fazer cinco baterias. “O piloto que fazer o menor tempo numa dessas baterias ganha a categoria. São 14 categorias e estamos prevendo a participação de mais de 100 pilotos de diversos estados da região Norte", comentou. Ainda de acordo com ele, a corrida de motos será para modelos acima de 600 cilindradas.

Os ingressos para o Dragshow vendidos no local a partir de R$ 15 para arquibancada simples e R$ 40 para área vip, que permite acesso aos boxes e aos pilotos antes das corridas. Estudantes pagam meia-entrada, com a apresentação da Carteira de Estudante. Crianças até cinco anos e idosos acima de 60 anos não pagam.  Além disso, 1% do valor arrecadado será doado para a ONG Childhood Brasil que promove projetos contra o abuso e a exploração sexual de crianças e de adolescentes. A doação é uma proposta do hotel Go Inn Manaus, apoiador do evento, que faz parte da rede Atlantica Hotels. No local, também será realizada uma campanha de conscientização sobre os perigos dos rachas de rua.


A Amazon Dragway a única pista de corrida da região Norte que é homologada e segue todas as exigências e normas técnicas da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Possui percurso oficial de 1/4 milha (402,5 metros) e 1/8 milha (201,25 metros); a área de largada tem 60 metros em concreto e o restante da pista em asfalto; é uma pista com 20 metros de largura e 500 metros de percurso para frenagem. Além disso, possui um sistema de cronometragem computadorizado e com placares eletrônicos para divulgação do tempo de forma simultânea.

A Winner trouxe de Curitiba para Manaus 30 pessoas especialmente para o Dragway, entre  equipe operacional e profissionais da imprensa, que atuam na cobertura dos principais campeonatos de arrancada do país. Ao todo, serão gerados com o Dragshow Amazonas mais de 80 empregos diretos e 400 indiretos, pois o evento mobiliza o setor hoteleiro, de turismo, de negócios e de serviços, principalmente com mecânicos e preparadores de veículos.