Publicidade
Esportes
Craque

Futsal brasileiro triunfa novamente

Em uma final fantástica, o Brasil derrotou a arquirrival Espanha por 3 a 2 na prorrogação e se sagrou pentacampeão mundial de futsal no Ginásio Huamark de Bangcoc 19/11/2012 às 12:17
Show 1
Brasil derrota a Espanha
Fifa.com ---

Foi um dia com muito barulho, muitas cores, emoções e drama. A final da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012, torneio disputado entre 1º e 18 de novembro, teve todos os ingredientes necessários para criar uma decisão digna de um torneio oficial da FIFA e foi indiscutivelmente o auge do Mundial de futebol de salão jogado nas cidades de Bangcoc e Nakhon Ratchasima.

Em uma final fantástica, o Brasil derrotou a arquirrival Espanha por 3 a 2 na prorrogação e se sagrou pentacampeão mundial de futsal no Ginásio Huamark de Bangcoc.

Em uma reedição da final da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Brasil 2008, quando a Seleção Brasileira foi campeã jogando em casa, as duas equipes tiveram um excelente desempenho e a partida foi extremamente disputada. O jogo só foi decidido por um gol no último minuto do segundo tempo extra marcado por Neto, que foi premiado com a Bola de Ouro adidas por ter sido eleito o melhor jogador do torneio.

Sorato: "Foi uma final dos sonhos"
"Foi uma final dos sonhos e ela mostrou que no futsal é preciso acreditar em si mesmo até o fim", afirmou o técnico do Brasil, Marcos Sorato, após a sétima vitória canarinho em sete jogos na Tailândia 2012. Depois de derrotarem Japão, Portugal e Líbia na fase de grupos, os brasileiros comemoram uma goleada de 16 a 0 sobre o Panamá nas oitavas de final, uma vitória de virada por 3 a 2 contra a Argentina nas quartas e um triunfo de 3 a 1 diante da Colômbia nas semifinais.

A Espanha, por sua vez, teve um caminho mais complicado para chegar à decisão. Logo na estreia, a Fúria enfrentou o forte Irã e não passou de um empate com a potência asiática. Depois disso, no entanto, o desempenho da seleção ibérica foi melhorando a cada jogo e os espanhóis mostraram categoria nos duelos contra Panamá, Marrocos e a anfitriã Tailândia. Nas quartas de final, a seleção espanhola provou ainda que é a número um da Europa ao derrotar a Rússia, que até então tinha a melhor defesa e um dos melhores ataques do torneio.

Após a vitória na semifinal contra a Itália e a derrota amarga contra o Brasil, a Espanha, que conquistou o título mundial de futsal em 1996 e 2008, precisou pela terceira vez se dar por contente apenas com a prata. A primeira reação do técnico Venancio López foi moderada. "Teria sido possível um melhor resultado, mas assim é o esporte", afirmou ele após o apito final. "Os meus jogadores fizeram todo o possível e sou grato a eles por isso."

Daqui a quatro anos, as 24 melhores equipes do mundo voltarão a se encontrar na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Seis países (França, Irã, Colômbia, Porto Rico, Espanha e República Tcheca) já manifestaram interesse em organizar o torneio. Em março de 2013 a FIFA anunciará quem será o anfitrião da próxima festa máxima do futebol de salão.

Em 2016, todos os ganhadores e perdedores da Tailândia 2012 voltarão a causar sensação nas arquibancadas e tentarão transformar os seus sonhos em realidade. Uma coisa já está certa desde já: o FIFA.com estará lá para acompanhar tudo de perto mais uma vez!

Classificação final
1. Brasil (Ouro)
2. Espanha (Prata)
3. Itália (Bronze)
4.Colômbia

Prêmios individuais
Bola de Ouro adidas – Neto (BRA) 
Bola de Prata adidas – Kike (ESP)
Bola de Bronze adidas – Ricardinho (POR)
Chuteira de Ouro adidas – Eder Lima (RUS) 
Chuteira de Prata adidas – Rodolfo Fortino (ITA)
Chuteira de Bronze adidas – Fernandinho (BRA)
Luva de Ouro adidas – Stefano Mammarella (ITA) 

Prêmio Fairplay: Argentina

Estádios e cidades
Indoor Stadium Huamark, Nimibutr Stadium (em Bangcoc), Korat Chatchai (em Nakhon Ratchasima) 

Total de gols:
349 (média por jogo: 6,71 )

Público total: 160.932 espectadores
Média de torcedores por jogo: 3.094