Publicidade
Esportes
Craque

Gari maratonista vence Corrida da Água debaixo de chuva em Manaus

Figura carimbada das corridas de ruas locais, Jean Pereira foi o primeiro a cruzar a linha de chegada nos dez quilômetros, cravando 34min12seg 18/03/2013 às 07:20
Show 1
Jean Pereira venceu mais uma, desta vez, a Corrida da Água
Paulo Ricardo Oliveira ---

A primeira edição da Corrida da Água fez jus à denominação: aconteceu sob chuva. Mas nem por isso deixou de ser empolgante para os participantes. Dos 1,6 mil inscritos, mais de mil saíram de casa na manhã deste domingo (17) para disputar as provas de 5 km e 10 km, que ofereceu premiação em dinheiro aos vencedores.

Figura carimbada das corridas de ruas locais, Jean Pereira foi o primeiro a cruzar a linha de chegada nos dez quilômetros, cravando 34min12seg. Ele embolsou R$ 500 de premiação e já pensa na preparação da Corrida Rústica Agnaldo Acher Pinto. “Será uma questão de honra para mim vencer essa corrida (Acher Pinto). Por quatro vezes eu fui o segundo colocado. Tá na hora ser o primeiro”, afirmou o lixeiro, que tem apoio da Eucatur, do governo do Estado e da Sovel, e passou a ser funcionário da Marquise (empresa coletora de lixo) no dia 8 de fevereiro. “Fiz uma proposta de patrocínio à Marquise. Vamos ver se eles aprovam”.

Nos dez quilômetros da categoria feminina, outra figurinha conhecida dos pódios confirmou presença no lugar mais alto novamente. Ciranilde Santos foi a primeira colocada, com 43min17seg. Tempo, segundo ela, não muito bom em relação à sua média de 38 segundos nessa distância. “Eu me atrapalhei na largada. Tinha muita gente embolada e uns ferros atrapalhando a saída do percurso. Mas, ainda assim, deu pra eu ganhar mais essa”, afirmou a atleta, que passou um mês treinando em Brasília (DF), na equipe Grand Curso. Ciranilde também ganhou um cheque no valor de R$ 500. “É uma ajuda. Ainda mais para mim que vivo apenas de corrida”.

Sustentabilidade

A Corrida da Água vai passar a fazer parte do calendário oficial da cidade, sempre no mês de março. O evento foi promovido pelo Grupo Literatus Educacional, em alusão aos 22 anos da instituição de ensino. A água foi escolhida com base no tema anual do Literatus. “A juventude em defesa da Água para todos”, com forma de sensibilizar os consumidores para a importância da economia e da preservação dos recursos hídricos.

“A gente pegou o tema da campanha da fraternidade, que é a juventude, e juntou ao da Unesco que é a preservação da água. Esse tema é trabalhado de forma transversal no conteúdo programático da instituição e também é adotado nas ações de conscientização junto á comunidade, a exemplo desta corrida”, explicou a mantenedora, Elaine Saldanha, que participou da prova de 5km.

Além de profissionais, a prova reuniu professores, alunos, familiares dos estudantes e comunidade em geral adepta da corrida como prática de exercício saudável.