Publicidade
Esportes
Craque

Ginastas do Amazonas brilharam em torneios locais e nacionais

As meninas do Adalberto Valle são destaques na ginástica rítmica. Com pouca idade e muitos treinos pesados, elas ginastas brilharam em 2012 05/12/2012 às 09:05
Show 1
Equipe da ginástica rítmica tem talento de sobra para conquistar mais vitórias nos próximos anos
Aline Cabral Manaus

Em Manaus, as meninas do Adalberto Valle são destaques na ginástica rítmica. Com pouca idade e muitos treinos pesados, as ginastas brilharam em 2012. Toda essa dedicação tem uma finalidade: a de promover um espetáculo esportivo amazonense de qualidade.

De acordo com a professora Fabrícia Viana, a boa fase nas competições é resultado em treinos pesados diários que chegam a passar de 5 horas por dia. “Elas são preparadas desde pequena para disputar competições. Só no Adalberto Valle temos vários talentos desde a categoria infantil a adulta. As meninas levam a sério as aulas e treinos e o resultado pode ser visto nas competições que a escola participa”, disse Fabrícia.

Destaque
Thaís Souza, 10, pratica a modalidade há quatro anos. A menina passa por treinos árduos que já viraram rotina. Toda essa vontade tem uma meta: tornar-se uma atleta olímpica. Mas para isso ela precisa conciliar as aulas diárias da escola com os treinos intensos que começam sempre às 14h e terminam só às 18h. “Eu sempre vi na TV e comecei a prestar atenção nos movimentos que elas faziam e achava o esporte lindo. Daí, minha mãe percebeu que era isso que eu queria e me colocou nas aulas. Hoje eu vivo e respiro treinos de ginástica”, disse a menina.

A atleta só começou a competir em 2011, data onde completou nove anos, a idade mínima exigida em Manaus para participar dos eventos competitivos. “Quando eu não competia, ficava imaginando como seria quando estivesse ali na frente do público e dos jurados, mas hoje o sonho é realizado a cada competição. No ano passado, ganhamos vários títulos por equipe pelo Adalberto Valle como prata no Brasileiro. Nesse ano conseguimos um bronze. No individual fiquei em 7º lugar no Brasileiro”, disse Thaís que é especialista com ginástica mão livre e com a bola.

Equipe
No último dia 2 de dezembro, a equipe do Adalberto Vale ganhou nas categorias pré-infantil geral, adulto e por equipes com um time de peso com 12 garotas no Troféu Artemis Soares de Ginástica Ritmica 2012.


Nova geração
Com apenas 4 anos de idade, Ana Cecília Montenegro Souza, é a mais nova na equipe. Apesar de ser ainda criança e levar a atividade como brincadeira, ela já consegue fazer movimentos exigidos pelos treinos.