Publicidade
Esportes
Craque

Ginástica: Torneio para descobrir novos talentos acontece neste sábado em Manaus

A terceira edição será no Ginásio Renné Monteiro (avenida. Constantino Nery Zona Centro-Sul), a partir das 8h  19/09/2012 às 13:34
Show 1
Torneio vai “garimpar” jovens promessas da ginástica amazonense neste final de semana
Nathália Silveira Manaus

Os primeiros passos de uma ginasta começam cedo. A partir dos sete anos as meninas acostumadas a brincar de boneca,  criam responsabilidades de gente grande e se depararam com um mundo onde precisam lidar com jurados, notas, acertos, erros, bem como horas e mais horas de treino.

E com o intuito de descobrir novos talentos e preparar as crianças para dar os primeiros passos na carreira a Federação Amazonense de Ginástica (FAG) realiza há dois anos o Torneio de Novos Talentos Antonita Tinoco de Ginástica Rítmica. Este ano, a terceira edição está marcada para o próximo sábado, no Ginásio Renné Monteiro (avenida. Constantino Nery Zona Centro-Sul), a partir das 8h.

“As meninas que vão participar dessa apresentação são muito novinhas, e esse torneio serve para experimentar essa garotada que normalmente nunca participou de provas e terá o primeira impacto e experiência como competidora”, disse a técnica do Colégio Adalberto Valle, Fabrícia Viana. De acordo com ela, somente a escola particular levará ao evento 13 meninas  distribuídas nas categorias pré-infantil, infantil e juvenil.

Desse total, seis serão recrutadas para compor a equipe pré-infantil 2013 do Adalberto Valle. “As que mais se destacarem ao experimentar o tapete (linguagem usada na modalidade para designar  primeira apresentação), serão selecionadas e vão receber a partir daí um treino muito mais forte e voltado para grandes competições”, explicou Viana.

No Torneio de Novos Talentos serão disputadas provas de mãos livres e de aparelhos livres, com aparatos de corda, arco, bola, maças e fita. Ao todo, são aguardadas  para o evento 40 crianças, que poderão se apresentar em conjunto e individualmente de acordo com sua faixa-etária. Para a presidente da FAG, Verônica Martins, a ginástica amazonense vive seu melhor período, tanto na promoção de atletas para o futuro, quanto pelo destaque que o Amazonas vem obtendo em competições nacionais e internacionais.

“Nosso esporte está crescendo e mostrando a sua cara. Atualmente nós ocupamos o décimo lugar no ranking de melhor desempenho de equipe, que é formado por 22 Estados. Ou seja, não somos mais desconhecidos. Isso é o resultado de trabalho de base, que dá oportunidade para essas crianças crescerem. Assim, este torneio é a representatividade das nossas próximas estrelas”, afirmou Verônica.