Publicidade
Esportes
Craque

Grenal e Fla x Galo logo de cara: ‘Liga Primeira’ divulga grupos de sua competição de estreia

A nova organização do futebol nacional divulgou nesta sexta-feira (16) a configuração dos grupos do primeiro campeonato organizado pela entidade. Com três chaves, torneio tem Inter e Grêmio no Grupo 1 e Fla e Galo na Chave 2 16/10/2015 às 17:57
Show 1
Primeira Liga já tem grupos definidos.
ACRITICA.COM Manaus (AM)

A Liga Sul-Minas-Rio está a todo vapor. A chamada Liga Primeira anunciou nesta sexta-feira (16) os três grupos da competição de lançamento da entidade. Com início previsto para o fim do mês de fevereiro, o torneio contará com 12 times participantes. Na segunda-feira (19), a Liga divulgará o calendário e regulamento oficial do campeonato.

A primeira edição da Liga Primeira terá clássicos tradicionais e de grande rivalidade logo na sua abertura. Na chave 2 do torneio os rivais eterno Grêmio e Internacional disputam vaga na sequência da competição. Outro duelo de respeito coloca frente a frente Flamengo e Atlético-MG, que arrasta milhares aos estádio do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A Liga Sul-Minas-Rio tem 15 clubes integrantes, mas apenas 12 participarão da primeira edição, com início marcado para fevereiro do ano que vem – a final também já tem data: 30 de março de 2016. 


“Isso já estava formatado. Nós temos nos reunido de 15 em 15 dias. Fomos à CBF, já havíamos ido à CBF outras vezes, e o que aconteceu ontem (quinta-feira) foi que o Kalil (Alexandre), representante da Liga, discutiu as datas com o pessoal da CBF. Serão três grupos de quatro times cada, se classificando para as semifinais os melhores de cada grupo e o melhor segundo colocado”, disse o presidente da Liga, Gilvan de Pinho Tavares, que explicou o que ficou acordado com a CBF.

“Fizeram alguma alteração de datas. Concordaram com tudo o que foi acordado pela Liga. E a CBF disse que daria toda a assistência no aspecto dos árbitros. Além do tribunal. Precisávamos de um modelo, como acontece na Copa do Mundo, Copa América, porque o torneio é curto. Não dá para ter primeira, segunda instância. Então, será um julgamento mais rápido, um caráter diferente de julgar, mas aplicando o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Vai ter mais uma reunião na segunda-feira, mas já está tudo definido”, disse. 

América-MG, Avaí, Atlético-MG, Atlético-PR, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Figueirense, Fluminense, Flamengo, Internacional, Joinville, Grêmio e Paraná participam da nova entidade.

Confira os grupos da primeira edição da Liga Primeira:

Grupo 1: Cruzeiro, Fluminense, Avaí, América-MG
Grupo 2: Grêmio, Internacional, Atlético-PR, Chapecoense
Grupo 3: Atlético-MG, Flamengo, Figueirense e Coritiba