Publicidade
Esportes
EM BUSCA DE DOAÇÕES

Grupo Galera do Patins Tradicional ‘In line’ busca apoio para comprar equipamentos

O material é para dar aulas em escolas municipais; a previsão é iniciar as atividades do projeto no início do ano letivo de 2018 10/12/2017 às 15:28 - Atualizado em 10/12/2017 às 15:28
Show patins 123
Grupo quer levar a prática do esporte para as escolas públicas. Foto: Evandro Seixas
Danilo Alves Manaus (AM)

Com o objetivo de incentivar a prática de patins entre crianças e adolescentes, o grupo Galera do Patins Tradicional “In line” (GTI) criou um projeto que usa o esporte como instrumento lúdico e educativo em escolas da rede municipal de ensino.

Com a iniciativa pré-aprovada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o GTI lançou uma campanha para arrecadar recursos para compra de equipamentos e kits de segurança. Conforme o coordenador do grupo, João Lima, a previsão é iniciar as atividades do projeto no início do ano letivo de 2018.

Segundo João Lima, disseminar a prática desse esporte requer planejamento. O grupo pretende realizar parcerias com as próprias instituições de ensino ou entidades particulares para disponibilizar o espaço adequado para atender os alunos.

Para praticar o esporte, as crianças precisariam trazer os próprios de casa, no entanto, alguns estudantes não têm recursos suficientes para a comprar o material. Por isso, o grupo arrecada verba para adquirir os equipamentos restantes.

“Nós vamos disponibilizar os patins para as crianças durante as aulas, mas se tivéssemos um par para cada aluno, seria perfeito. O mais importante neste momento é conseguir o local. Caso as escolas aceitem essa parceria, será uma ótima oportunidade de mostrar a elas como se pratica o esporte”, disse. O GTI foi criado há seis meses.

Passeios turísticos

 Além do incentivo ao esporte nas escolas, os patinadores praticam a modalidade nas ruas. Trinta e cinco pessoas se reúnem todas as semanas para realizar passeios em  pontos diferentes na cidade. Em alguns sábados, segundo o coordenador do GTI, outros projetos como o “Rolé tour”, leva o patinador a ter novas experiências com o esporte. No caso deste projeto, o esportista percorre, de patins, as  ruas do interior de Estado. “Na última vez,  fomos a Presidente Figueiredo”, disse ele.

Na “veia”

 Patinadores de todas as idades participam do grupo. Desde os 11 anos, os patins estão nas “veias” de Tibério Ribeiro da Costa Filho, 44. O administrador de empresas praticava o esporte sozinho, mas depois de uma pausa de 10 anos servindo o Exército, Tibério retornou ao esporte.  Só que desta vez ele foi acompanhado: a esposa e as duas filhas, uma de 23 e outra de 14, se juntaram a ele. “O esporte mexe com o corpo todo, educa e traz saúde. Quem praticar, vai perceber que a sensação de equilíbrio e respiração será bem melhor. Hoje eu divido três funções: ser pai, administrador e patinador”, afirmou. 

Benefício do esporte

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),  o esporte trabalha a flexibilidade, equilíbrio, agilidade, força e resistência física, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora global e da lateralidade. Quem ficou interessado em ajudar com o projeto planejado pelo grupo Galera do Patins Tradicional ‘In line’ (GTI) pode entrar em contato pelo telefone (92)98121-2085 e conversar com o coordenador do grupo.