Publicidade
Esportes
Craque

Instituto cria 'rastreador para crianças' e 'localizador de coletivos' para a Copa de 2014

Com o intuito de melhorar a vida das pessoas que moram em Manaus e facilitar a estadia dos turistas que visitarão a cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, o Instituto Nokia lançou o "Desafio Inovação INdT para a Copa: O que Manaus tem a oferecer ao mundo?" 09/11/2012 às 13:37
Show 1
Governo do Amazonas e INdT assinaram acordo e anunciaram resultado de Desafio de Inovação
Lorenna Serrão Manaus

Criar um cartão postal, saber a localização e estimativa de chegada dos veículos de transportes públicos e encontrar crianças que se perderam dos pais. Esses são os principais objetivos dos aplicativos desenvolvidos pelo Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), que nesta sexta-feira (9), oficializou a parceria com o Governo do Amazonas por meio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa) para criação dos projetos.

Com o intuito de melhorar a vida das pessoas que moram em Manaus e facilitar a estadia dos turistas que visitarão a cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, o Instituto Nokia lançou o "Desafio Inovação INdT para a Copa: O que Manaus tem a oferecer ao mundo?".

Das 16 propostas apresentadas pelos funcionários do INdT, três foram aprovadas: Turista e-postal card, Monitoramento em tempo real do Transporte Público Urbano e Localizador de crianças. Segundo os desenvolvedores do Instituto Nokia os aplicativos poderão ser lançados antes de 2014. 

"Os temas de todas as propostas apresentadas foram voltados para o cotidiano da cidade como mobilidade urbana, turismo, transporte coletivo, aeroportos, taxis e seguranças. Por enquanto, apenas três projetos serão aproveitados, mas gostaria de frisar que todos os 16 são importantes e podem ser aplicados ainda", disse Geraldo Feitoza – presidente do INdT.


Postal
A primeira será direcionada aos turistas que provavelmente vão querer levar uma lembrança da capital amazonense. "O turista vai poder tirar uma foto e depois escolher um plano de fundo com algum ponto turístico da cidade, como a Ponta Negra ou o Teatro Amazonas. Ele vai criar um cartão postal bonito e rápido e ainda poderá mandar para familiares ou amigos", disse Fabiano Marinho, que desenvolveu o e-postal card junto com o colega Orange Marques.


Orientação
Saber onde o veículo do transporte público está e que horas vai chegar. Esta é a ideia do segundo aplicativo desenvolvido pelo Instituto Nokia. "O objetivo é ajudar os moradores de Manaus e principalmente os turistas a planejarem suas rotas, sem perder muito tempo. A  princípio o aplicativo foi desenvolvido para Manaus, mas também pensamos que ele pode ser exportado para outras cidades e estados no futuro", explicou Felipe Rolim – Germano Freitas e Jorge Siqueira também participaram da criação do projeto.


Ratreador
As crianças de hoje em dia estão cada vez mais independentes ou, pelo menos, pensam que são. Por isso é muito comum que elas se percam dos pais em lugares de grande concentração, como estádios de futebol e shoppings. Para facilitar a busca pelos pequenos, o desenvolvedor Fábio Santos propôs um dispositivo de rastreamento.

"O localizador de crianças" vai informar a posição, a velocidade, distância e os dados da criança para um dispositivo instalado no telefone dos pais. O aplicativo também vai indicar possíveis lugares para conseguir ajuda como delegacias e postos policiais", pontuou Santos.

Propostas
O governador em exercício do Amazonas, José Melo, disse esperar que o Estado receba propostas de outras empresas e agradeceu ao INdT pela parceria e pelo projeto apresentado.

"O Instituto Nokia de Tecnologia é imenso e tem muitos projetos bons. Por isso, quero agradecer ao presidente e dizer que o Amazonas agradece por toda esta inovação tecnológica", finalizou.

Segundo o coordenador da UGP da Copa, Miguel Capobiango, o governo está bastante satisfeito com os projetos e com parceria com o INdT. "Nós sempre pensamos no legado que o Mundial de 2014 vai nos deixar", comentou.

"Esses aplicativos não foram criados para a Copa do Mundo, mas para que Manaus possa funcionar como uma cidade normal onde a vida das pessoas seja cada vez melhor. O Instituto Nokia está de parabéns pelos três projetos apresentados. Nós esperamos que outras instituições sigam esse exemplo", afirmou Capobiango.