Publicidade
Esportes
Craque

Jogos Escolares do Amazonas começam nesta quarta-feira

Desfile de abertura promete reunir milhares de alunos-atletas na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus 31/07/2012 às 10:14
Show 1
A Escola Recanto da Criança tem tradição do futsal e promete revelar mais craques no JEA’s 2012
Jornal Manaus Hoje Manaus

Está chegando a hora da verdade na 35ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA´s 2012), realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). A festa de abertura, com direito a desfile oficial dos estudantes-atletas das escolas participantes, será amanhã 1º de agosto, a partir das 17h, na Arena Amadeu Teixeira com entrada gratuita.

 A luta por medalhas acontecerá de 2 a 11 de agosto, em campos, quadras, arenas, piscinas e ginásios da capital amazonense. A maior parte das competições acontecerá na Vila Olímpica de Manaus, que receberá as provas de atletismo de sexta-feira (3) até domingo (5), e Arena Amadeu Teixeira, palco dos jogos de futsal. No entanto, o evento também será realizado em áreas nobres, como a praia da Ponta Negra, que receberá as disputas do remo e da canoagem, na sexta-feira, 3 de agosto. A fase final reunirá aproximadamente 17 mil atletas-estudantes de 480 instituições de ensino públicas e privadas. Os JEA´s  terão um total de 27 modalidades, entre coletivas e individuais, tendo como novidade este ano a inclusão do skate e do badminton. Além disso, há o incentivo da participação das Pessoas com Deficiência (PCDs) no esporte, incluindo mais sete modalidades adaptadas: atletismo, estafeta, futsal, goalball, handebol, natação e tênis de mesa. 

Olimpíadas Escolares
Em algumas modalidades, os JEA´s 2012 servem como seletiva para as Olimpíadas Escolares. A fase nacional acontecerá em duas etapas: de 6 a 15 de setembro em Poços de Caldas (MG), para atletas-estudantes de 12 a 14 anos; e de 25 de novembro a 8 de dezembro em Cuiabá (MT), para a turma de 15 a 17 anos. Várias escolas acertam os últimos detalhes para o grande dia, que para muitos alunos-atletas é considerado o maior evento.