Publicidade
Esportes
Craque

Jornalistas esportivos reunidos em Manaus para debater sobre Copa de 2014

Nesta terça-feira, congressistas irão visitar às obras da Arena Amazônica, novo estádio que receberá os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Manaus 03/09/2012 às 17:58
Show 1
Eduardo Monteiro de Paula eleito diretor do Comitê Executivo da AIPS/AMÉRICA
Manoel Façanha Manaus (AM)

Com temas voltados a Copa do Mundo de 2014, a cidade de Manaus  (AM) abriu na noite de sábado e encerra na tarde desta terça-feira, o 21º Congresso da AIPS/Américas, evento que reuni cronistas esportivos do Brasil e outros 18 países.

A abertura do congresso ocorreu na noite de sábado, no Amazon Jungle Palace. Houve apresentações de música regionais e, logo após, um jantar foi oferecido aos congressistas.

Na manhã de domingo, o ponto principal dos debates ficou por conta das eleições para novos membros da AIPS/América. O cronista esportivo amazonense Eduardo de Paulo está entre os novos dirigentes eleitos para a AIPS/América.

Também no domingo os congressistas discutirem uma politica para o fortalecimento da AIPS/América dentro da AIPS/Internacional, assim como locais e datas dos próximos eventos da entidade continental. Os trabalhos foram orientados pelo presidente da AIPS Internacional, o italiano Gianni Merlo, assim como o presidente da AIPS/América, o paraguaio Gabriel Cazenave.

No terceiro de dia de congresso, a atração foi o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo. O ministro falou por quase meia hora sobre a importância do futebol para o povo brasileiro. Fez uma viagem na história, citando grandes nomes do futebol brasileiro como: Leônidas da Silva, Didi, Pelé, Zico, Romário e Neymar.

Aldo Rebelo explicou na palestra que não se pode enxergar o futebol apenas como mercadoria. De acordo com ele, futebol é mais que uma paixão. Rebelo encerrou sua palestrando falando que o Brasil fará uma grande Copa do Mundo, negando que haja atraso nas obras.

- Não há atraso nas obras, estamos nos preparando a cada dia e estaremos preparados para todos os eventos esportivos que começarão a ser realizados a partir do próximo ano, com a Copa das Confederações, afirmou.

A secretaria de esporte do Estado do Amazonas, Alessandra Campelo, acompanhou a presença do ministro ao congresso e fez o seguinte comentário:

- Este evento deu uma grande visibilidade para Manaus por termos aqui jornalistas da imprensa esportiva de mais de 20 países das três Américas e da Europa. Uma amostra de como Manaus vai ser divulgado com o advento da Copa do Mundo, disse.

No período da tarde, o diretor de comunicação do Comitê Organizador Local para a Copa de 2014, Saint Clair Milesi, e a diretora adjunta de imprensa da Fifa, Délia Fisher, fecharam as palestras.

Nesta terça-feira, congressistas irão visitar às obras da Arena Amazônica, novo estádio que receberá os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Manaus. Visita aos pontos turísticos, como o Encontro das Águas e o Teatro Amazonas também estão incluídas no programa de atividades.

Os cronistas esportivos acreanos Manoel Façanha (Jornal O Rio Branco) e Gabriel Rotta (TV Gazeta), ambos credenciados na AIPS, representam a crônica esportiva local no evento.

O 21º Congresso Internacional da AIPS/AMÉRICAS é organização pela Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace), através da Associação de Cronistas e Locutores Esportivos (Aclea).