Publicidade
Esportes
Craque

José Aldo luta contra Frankie Edgar neste sábado (02)

O evento vai ser transmitido ao vivo pelo Canal Combate (pay-per-view) a partir das 19h (em Manaus) e será repetido pela TV Globo após o programa Altas Horas 02/02/2013 às 10:08
Show 1
Aldo e Frankie Edgar durante a tradicional “encarada”
Paulo Ricardo Oliveira ---

Conhecida como a “Cidade do Pecado”, Las Vegas, nos Estados Unidos, vai tremer neste sábado (02) à noite com a edição 156 do UFC, que tem um ilustre amazonense como astro da luta mais importante da noite. O evento vai ser transmitido ao vivo pelo Canal Combate (pay-per-view) a partir das 19h (em Manaus) e será repetido pela TV Globo após o programa Altas Horas.

Dono do título da categoria pena (entre 61 e 66), José Aldo, 26, põe seu cinturão à prova diante de Frankie Edgar, 31, um wrestler norte-americano experimentadíssimo, ex-campeão dos pesos leves (entre 66 e 72 quilos). A peleja acontece na categoria que Aldo reina absoluto e enfileira os adversários. Frankie teve de baixar de peso e Aldo observa nesse detalhe um grande possibilidade de se dar bem no combate. “Vai ser uma luta que vai ficar para a história”, resumiu o amazonense.

Frankie tem no wrestling afiado e na movimentação duas qualidade técnicas bastante favoráveis, que podem dificultar a vida do pupilo do mestre André Pederneiras, o Dedé. Mas o norte-americano, que gosta de lutar  com regulamento debaixo do braço, vem de duas derrotas consecutivas, ambas para o atual campeão dos leves, Ben Henderson, uma por decisão dividida e outra por decisão unânime em fevereiro e agosto do ano passado, respectivamente.  

Na ocasião, Frankie perdeu seu cinturão e foi derrotado novamente quando o chefão Dana White lhe concedeu a revanche contra Henderson. Viveu o que parece seu inferno astral e agora quer recuperar seus prestígio justamente tomando o cinturão de Aldo, considerado um dos melhores peso-por-peso do Ultimate, na categoria pena   

Aldo não luta há mais de um ano em razão de uma lesão no pé. Ele pilotava uma motocicleta no bairro de Copacabana, quando se envolveu num acidente. Aldo faria a luta principal do UFC Rio 3. A atitude irritou Dana White que lhe deu um período de “geladeira” no evento.

No geral, o amazonense tem mais qualidades que seu oponente. Explosivo e veloz, Aldo combina muito bem seus golpes no ataque e é ágil no contra-ataque. Além disso, Aldo suporta bem situações de desconforto no combate, aguardando com paciência a hora certa de dar o bote. Sua última vítima foi Chad Mendes, no UFC Rio 2.