Publicidade
Esportes
Craque

Lenda viva do esporte brasileiro recebe homenagem em Manaus

Um dos técnicos e dirigentes mais conhecidos do esporte amazonense, professor Walmir Prado de Alencar, será uma das personalidades homenageadas nas comemorações da Semana da Pátria e do Amazonas 29/08/2012 às 11:55
Show 1
Professor Walmir foi diretor-presidente da Vila Olímpica de Manaus no período de 2003 a 2007
acritica.com Manaus (AM)

Ele é amazonense e, aos 70 anos de idade, está na história do esporte verde e amarelo.  Nascido e criado em Manaus, foi jogador amador de futebol de campo de clubes como o Arsenal, o Conferentes, o Labor, o Fast e o extinto Rodoviário. Além disso, jogou futsal, vôlei e tênis de mesa, um dos técnicos e dirigentes mais conhecidos do esporte amazonense, professor Walmir Prado de Alencar, será uma das personalidades homenageadas nas comemorações da Semana da Pátria e do Amazonas.

Poliatleta, Alencar ganhou projeção nacional no handebol, a modalidade em que comandou times como o Varig Clube, Bancrévea, Rio Negro, Sharp e Modiesel. Foi treinador da seleção amazonense de 1974 a 1989, obtendo excelentes resultados. Levou o Estado a conquistas históricas, como o Brasileiro Estudantil de 1976, em Porto Alegre-RS, e o Brasileiro de Clubes em 1978, em Belo Horizonte-MG.

Conquistas

Em 1985, Walmir Prado chegou ao ápice da carreira ao trabalhar como auxiliar-técnico da seleção brasileira de handebol feminino, na época comandada pelo professor William Felipe, do Rio de Janeiro. “Pela seleção, ganhamos o Sul-Americano de 1985 na Argentina. A partir daí o handebol brasileiro começou uma brilhante caminhada, inclusive com boas colocações nos últimos Mundiais e Olimpíadas”, destaca o professor, que presidiu a Federação Amazonense de Handebol durante oito anos, e foi vice-presidente da Confederação Brasileira da modalidade por um período de seis anos.

Como profissional de Educação Física, Prado trabalhou no Colégio Pio XII, depois passou pelo Marquês de Santa Cruz, “Estadual” Dom Pedro II, Estelita Tapajós, Santa Teresinha, Santa Doroteia, Bandeirantes e Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM). “Dediquei a maior parte da minha vida à Educação Física e ao esporte”, afirma o mestre, que se formou na Universidade do Espírito Santo, com registro no Ministério da Educação e Cultura (MEC) sob o número 71/70.

Gestão

Walmir também foi diretor-presidente da Vila Olímpica de Manaus no período de 2003 a 2007, na primeira gestão do governador Eduardo Braga. Hoje, o dirigente faz parte da coordenação do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).

Ele agradece o reconhecimento da sua trajetória como profissional de Educação Física e do trabalho no esporte.  “Essa homenagem é uma surpresa agradável. Agradeço a lembrança do Governo do Amazonas, da Seduc e da Sejel por essa homenagem, quando em vida. Agradeço a Deus pela saúde, aos familiares, amigos e atletas. Estou muito feliz”, encerrou o professor, cheio de emoção.

Evento
A cerimônia ocorrerá no dia 1º de setembro, a partir das 8h, no Centro de Educação Integral Elissa Bessa Freire, na rua Itaúba, Jorge Teixeira, Zona Leste. A data também festeja o Dia do Profissional da Educação Física.