Publicidade
Esportes
Levantamento Dengue

Levantamento de infestação pelo mosquito da dengue em Manaus segue até sexta-feira

Ao todo, 15 bairros , de todas as zonas da cidade, já foram inspecionados 16/01/2012 às 09:41
Show 1
No último LIRAa, índice de infestação pelo mosquito da dengue ficou em 1,3%
Jornal A Crítica Manaus

As ações do primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2012, iniciado pela Prefeitura de Manaus no dia 9, já percorreram áreas de 15 bairros da cidade.

 De acordo com secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, o trabalho está em andamento em outros 21 bairros e deve ser concluído até a próxima sexta-feira, 20, com a inspeção de 125.277 imóveis, distribuídos em todas as zonas.

O LIRAa é uma das ferramentas utilizadas pela vigilância epidemiológica do município, para orientar as ações de controle da dengue na capital. Além de apontar as áreas onde há maior infestação do mosquito transmissor da doença, também permite identificar os principais tipos de criadouros que estão favorecendo a proliferação do Aedes agypti.

O levantamento está sendo feito paralelamente às ações da “Operação Impacto de Combate à Dengue”, que começou em 31 de outubro de 2011 e vai até 30 de março deste ano. Deodato explica que, os resultados obtidos pelo LIRAa serão utilizados para analisar a necessidade de redirecionar ou não as ações da operação.

No último LIRAa do ano passado, realizado entre os dias 3 e 13 de novembro, o índice de infestação pelo mosquito da dengue, em Manaus, ficou em 1,3%, muito próximo do que é considerado satisfatório, pelo Ministério da Saúde (1%). A zona Leste foi identificada como a área com maior risco para ocorrência de casos da doença, especialmente nos bairros de São José e Jorge Teixeira.

Desde que teve início, em 31 de outubro de 2011, a Operação de Combate à Dengue já garantiu a inspeção de 241.765 imóveis em Manaus.