Publicidade
Esportes
RUGBY

Liga Norte de Rugby Seven ocorrerá no Estádio Carlos Zamith, no sábado (21)

O campeonato, que terá início às 8h e tem previsão para encerrar às 18h, recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A entrada será gratuita 16/05/2016 às 18:32
Show 9356cc89 104b 4f65 a05e 78a152d80314
Pela categoria masculina, vão em busca do título a Arawak Rugby Clube e Guerreiros Korubo, ambas representantes de Manaus e Macuxi Rugby Clube, bem como Cavaleiros Templários, as duas de Boa Vista (Foto: Divulgação/Sejel)
ACRITICA.COM Manaus (AM)

Palco de constantes partidas de futebol, o Estádio Carlos Zamith, no bairro Coroado, zona leste, abre pela primeira vez seus portões neste sábado (21) para a disputa da 1ª etapa da Liga Norte de Rugby Seven. O campeonato, que terá início às 8h e tem previsão para encerrar às 18h, recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A entrada será gratuita.
 
Disputam a Liga um total de oito equipes. Pela categoria masculina, vão em busca do título a Arawak Rugby Clube e Guerreiros Korubo, ambas representantes de Manaus e Macuxi Rugby Clube, bem como Cavaleiros Templários, as duas de Boa Vista. Pela feminina, entram na briga a Arawak Rugby Clube, de Manaus; a Dessana Rugby Clube, de Belém; a Banzeiro Rugby Clube, de Porto Velho; e a Makuxi Rugby Clube, de Boa Vista.
 
Ano passado, a Makuxi Rugby Clube (RR), conquistou a primeira colocação pela feminina, ao somar 75 pontos, a Arawak Rugby (AM), com 39 pontos, ficou em segundo e a Dessana Rugby Club (PA), em terceiro, com 21 pontos. Pela masculina, em 2015, a Macuxi Rugby (RR) e Arawak Rugby Clube (AM), ocuparam o segundo e terceiro lugar respectivamente. A expectativa este ano é que os clubes da terrinha baré conquistem mais espaço no pódio.
 
“Em 2015, o Grua foi primeiro lugar pelo masculino, mas este ano essa equipe está focada no Rugby 15 e a disputa será grande pelo título, principalmente pelos donos da casa”, considerou um dos organizadores do evento, Israel Nobre Azevedo.
 
Ainda segundo Nobre, o campeonato visa não somente revelar a melhor equipe da região Norte, como também difundir a modalidade entre iniciantes e aqueles que conhecem a modalidade somente pela “televisão”. “A liga visa cativar jovens e crianças e para quem quer apreciar o jogo e difundir o esporte, hoje voltando às olimpíadas. Queremos desmistificar a ideia de jogo violento, e com isso fazer com que o esporte se espalhe e mais crianças pratiquem” destacou o organizador, ao frisar a importância social da modalidade.
 
“Diferente de outros esportes, o Rugby possui filosofia e cultura fundamentada em valores que são imprescindíveis para formação de cidadãos de bem, respeito, integridade, solidariedade, disciplina e paixão. Esses são alguns dos valores que nossas crianças e jovens podem adquirir com a prática”, comentou.
 
A Liga Norte será dividida em quatro etapas. É previsto, depois do Amazonas, o evento passar por Pará, Roraima e Rondônia.
 
Sobre Rugby 7
 
O Rugby Seven  faz sua estreia Olímpica no Rio 2016 de 5 a 21 de agosto,  com torneios masculino e feminino. Esta não é a primeira vez que a modalidade aparece nos Jogos. A versão para 15 jogadores foi disputada em algumas edições de 1900 a 1924.
 
Em uma variação do formato mais tradicional do Rugby, duas equipes de sete atletas avançam pelo campo na tentativa de marcar pontos, passando uma bola oval de mão em mão, sempre para trás.

*Com informações da assessoria de imprensa