Publicidade
Esportes
Craque

Londres 2012: Dupla brasileira quer ser a surpresa do vôlei de praia

Maria Elisa e Talita prometem dar trabalho as adversárias durante os Jogos Olímpicos na Terra da rainha 02/05/2012 às 10:44
Show 1
Maria Elisa e Talita querem ser a surpresa do Vôlei de Praia
Adan Garantizado Manaus

A carioca Maria Elisa e a sul-mato-grossense Talita desejam adotar uma estratégia “mineira” para conseguir abocanhar uma medalha nas Olimpíadas de Londres. Sem os holofotes ou o protagonismo das super campeãs Juliana e Larissa, a segunda dupla brasileira nos Jogos Olímpicos de 2012 quer chegar ao ouro olímpico “comendo pelas beiradas”. Com uma parceria que já dura três anos, as “lindas e cheias de graça” da areia conversaram com a equipe do CRAQUE após um treinamento na praia de Ipanema, Rio de Janeiro e mostraram que podem ser uma grata surpresa nas areias da Terra do Big Ben.

Talita já viveu uma experiência Olímpica em Pequim, 2008. Ao lado de Renata, a jogadora ficou com a quarta posição nos Jogos da China. Ela e a ex-companheira caíram nas semifinais para as americanas Walsh e May, que ficariam com a medalha de ouro na competição. Aos 29 anos, a jogadora pretende utilizar essa experiência a seu favor em Londres. “A Olimpíada, em tese, é um torneio que não tem nada de novo. São os mesmos árbitros, adversários e regras. Mas é uma pressão diferente que você não está acostumada. É apenas uma vez a cada quatro anos. É só aquela chance. Quatro anos se resumem em 15 dias de torneio. O lado psicológico precisa estar muito bem preparado”, conta Talita, que começou no vôlei de praia atuando ao lado de ninguém menos que Jaqueline Silva, campeã olímpica em Atlanta, 96. “Eu morava em Maceió quando surgiu uma oportunidade de jogar uma etapa do Circuito Brasileiro com a Jacke. Tinha 19 anos e foi muito bom participar de um torneio ao de uma campeã olímpica. Ela me chamou pra vir para o Rio e minha carreira deslanchou. Digo que isso encurtou meu caminho”, afirma Talita.

Já Maria Elisa vive a expectativa e o “friozinho na barriga” pela estreia em Jogos Olímpicos. A bela morena de olhos verdes foi escolhida a melhor sacadora do vôlei brasileiro na última temporada. “É muita emoção. Mas não estou satisfeita ainda. Eu e a Talita queremos mais. Não temos que nos acomodar. Queremos sair de lá com o melhor resultado que podemos fazer. E temos boas chances de medalhas. Vou procurar ter a mesma garra de sempre. Fisicamente e tecnicamente estou preparada. Agora estou cuidando do psicológico. Todo mundo que foi a uma Olimpíada fala que é uma competição diferente”, conta a jogadora de 28 anos.

Ir para a praia? Só a trabalho!
Todo o desgaste dos treinos e competições do vôlei de praia pode ser recompensado com um simples olhar. Basta observar as paisagens paradisíacas onde as duplas jogam para relaxar um pouco e esquecer dos problemas. Mas Maria Elisa e Talita parecem não concordar muito com o termo “ratas de praia”. Talita, por exemplo, evita o cenário nos dias de folga. “Dá pra contar as vezes em que entrei no mar daqui (risos). Acho a água de Ipanema muito fria”, garante. Já Maria Elisa utilizou a praia para ganhar uma “grana extra” no começo de carreira. Após se mudar de Resende para a capital carioca, a jogadora vendeu óculos de sol e biquínis na praia. “Nunca fui de família pobre, mas eu sempre quis ter meu dinheiro. A vida no Rio pra quem veio do interior era muito cara. Não queria pedir dinheiro da minha família. Com esse dinheiro dos óculos eu comprava meus materiais de treino. Tenho esse lado empreendedor (risos). Sonho, quando parar a carreira em montar uma loja de suplementos. É algo bacana”, revela a atleta.

Perfil - Talita

 Nome:  Talita Antunes da Rocha

Data de Nascimento:  29/08/1982

Cidade: Aquidauana (MS)

Altura: 1,81m

Peso:  64kg

Perfil - Maria Elisa Mendes 

Nome:   Maria Elisa Mendes Ticon Antonelli

Data de Nascimento:  25/02/1984

Cidade:  Resende-RJ

Altura:  1,76m

Peso:  68kg