Publicidade
Esportes
Craque

Maior campeonato de kart do Amazonas será realizado em setembro em Manaus

A grande novidade para esta edição fica por conta da preparação dos motores, que está sendo feita em São Paulo, na mesma oficina onde são preparados os carros que correm as 500 milhas da Granja Viana - maior evento de kart do mundo com 12 horas de duração 28/08/2012 às 08:58
Show 1
Campeonato de kart do Amazonas ocorrerá 9 de setembro, na Vila
Nathália Silveira Manaus (AM)

Os motores dos karts mais “venenosos” de Manaus voltam a roncar na segunda edição da Copa Super Kart, que terá sua primeira etapa no dia 9 de setembro, na pista do Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, às 9h.

A grande novidade para esta edição fica por conta da preparação dos motores, que está sendo feita em São Paulo, na mesma oficina onde são preparados os carros que correm as 500 milhas da Granja Viana - maior evento de kart do mundo com 12 horas de duração.

“Agora os motores deixam de ser 13Hp e passam a ser 21Hp, resultando em 50% a mais de potência na pista, melhorando o arranque e aumentando a velocidade na hora da corrida.  Além disso, os pilotos poderão disputar com motores zero de fábrica, igualados e  nivelados. Assim, na hora do sorteio, ninguém vai pegar um motor melhor ou pior. Todos terão a mesma chance”, observou o coordenador do evento, piloto Caio Costa.

Disputa

Ao todo, 25 pilotos divididos em cinco equipes disputarão as seis etapas do campeonato e cada grupo ainda poderá contar com dois pilotos reservas. Assim como ocorreu na primeira edição, os carros continuarão utilizando a carenagem bolha, que proporcionam maior pressão aerodinâmica, deixando a ultrapassagem muito mais difícil.

“Nesta máquina, a  ultrapassagem tem que ser no momento certo. A carenagem bolha dá mais segurança, proteção e aderência, mas todo cuidado é pouco. O bom mesmo, é que ela é ideal para pista longa”, comentou o piloto Adriano Pizzonia, que em 2012 ficou na segundo colocação geral com 256 pontos, perdendo o título para Marcus Mesquita que somou 260.

Transmissão

Os fãs das corridas terão a oportunidade de conferir o show da Copa Super Kart pela TV A Crítica, que transmitirá todas as etapas, conforme explica o diretor presidente do Sistema A Crítica de Rádio e Televisão, Dissica Calderaro. “A gente faz questão de trazer esse renascimento do kart, tirando de uma situação difícil em que se encontrava o esporte e trazendo todo glamour merecido, que fica por conta dos pilotos de alto nível, juntamente com a confiança dos nossos parceiros que acreditam neste projeto”,  comemorou Dissica.

Baterias

Na Copa Super Kart, os pilotos terão que enfrentar duas baterias de dez minutos. A primeira bateria será decidida por ordem de largada e a segunda é definida pelo grid invertido.  Todas as provas serão disputadas na pista de kart, onde traçados diferentes serão escolhidos pela organização da prova.

De frente

Marcus Mesquita (Volkswagen) foi o campeão da Copa Super Kart em 2011. Adriano Pizzonia (Fiat) foi vice do torneio.

Jovens também na briga

A Copa Super Kart é famosa por reunir a nata do automobilismo amazonense, com feras como Adriano Pizzonia, Marcus Mesquita,  Yuri Azevedo, Vitor Simões, Caio Costa  entre outros. Mas além de kartistas consagrados, o torneio também abrirá vaga para jovens promessas.

“Será possível conferir os pilotos mais novos fazendo bonito na Copa. Eles já vão vir com uma experiência grande do evento passado e tiveram meses para participar de competições fora do Estado e voltar afiados. São promessas e merecem toda atenção”, afirmou Caio Costa, citando Eurico Tavares, Lucas Medeiros e Gabriel Abud como pilotos promissores.