Publicidade
Esportes
Craque

Manaus recebe etapa regional de Tiro com Arco no domingo

A competição começa às 9h, na Vila Olímpica de Manaus (avenida Pedro Teixeira,400, Dom Pedro, Zona centro -oeste) 28/09/2012 às 11:05
Show 1
Vila Olímpica recebe, no domingo, a oitava etapa do Campeonato Amazonense de Tiro com Arco
Nathália Silveira Manaus

A ponta da tabela do Campeonato Amazonense de Tiro com Arco nunca esteve tão concorrida. Desde maio, os veteranos da modalidade, como Carlos Galindo e Roberval Santos (segundo e terceiro lugares respectivamente) vêm perdendo espaço para um novato do arco composto, o arqueiro Francisco Chagas, que no próximo domingo terá a chance de reafirmar seu nome na competição com a oitava etapa da disputa regional, que começa às 9h, na Vila Olímpica de Manaus (avenida Pedro Teixeira,400, Dom Pedro, Zona centro -oeste).

Segundo Francisco, a boa temporada é resultado das horas intensas de treinos, e claro, do investimento em exercícios aeróbicos e de força.

“Eu comecei a seguir o que o resto do mundo está fazendo: aumentando o número de treinos durante a semana. Os atletas mundiais, que são meu parâmetro, costumam fazer mil tiros por semana, e  eu estou  me igualando ao fazer o mesmo número”, afirmou o atleta, seguro em levar o título do Amazonense, que termina daqui a dois meses.

Mas, apesar da confiança, Francisco terá que enfrentar a força de vontade de Carlos Galindo, que se diz preparado para derrubar o adversário e tomar conta do lugar mais alto do pódio. Para tanto, Galindo terá que arrebentar nas duas séries que compõem o Amazonense, aproveitando os 72 tiros a que tem direito.

“Estou muito confiante e tenho certeza que vou ter um bom resultado para passar o Francisco”, considerou Galindo, que tem 14 anos de profissão. O atleta, que também é presidente da Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco), diz que modalidade ‘vive’ um  cenário positivo em relação à renovação de arqueiros. Segundo ele, o número de praticantes aumentou mais de 60%. Atualmente, a Fatarco conta com 80 atletas, por isso, é que novos nome como de Francisco Chagas estão aparecendo.

“Como titular da entidade, acho isso maravilhoso. Há muito tempo nós procuramos aumentar o  número de alunos, e  esse aumento é o reflexo dos Jogos Olímpicos (em Londres), onde o esporte foi bastante difundido”, celebrou Galindo.