Publicidade
Esportes
Craque

Manaus recebe neste fim de semana torneio Norte/Nordeste de Natação

340 atletas de federações de 11 estados do País lutam por medalhas e pelo Troféu Walter Figueiredo Silva de Natação. O evento acontece na Vila Olímpica da capital amazonense 21/09/2012 às 10:32
Show 1
Aos 18 anos, Andreia Souza é a nova safra de nadadoras de Manaus
Aline Cabral Manaus

Manaus se prepara para sediar um dos eventos mais esperados do ano: o XXIV Torneio Norte/Nordeste de Natação. Neste final de semana, 340 atletas de federações de 11 estados do País lutam por medalhas e pelo Troféu Walter Figueiredo Silva de Natação. O evento começa nesta sexta e já termina neste sábado, na Vila Olímpica.

A disputa promete ser acirrada, principalmente por conta dos atletas de ponta como a amazonense Andreia Souza, 18, da equipe da Nilton Lins.

A jovem atleta tem fôlego de sobra e administra sua tripla jornada, na faculdade de fisioterapia, treinos de natação e sua vida de modelo. “É preciso ter ritmo e disposição para manter tudo isso. Para o torneio, treino duas horas por dia de domingo a domingo. Além disso, mantenho uma alimentação com orientação da nutricionista. Tudo para fazer bonito no nado de 100 e 50 costas”, disse a atleta.

Para o treinador da Nilton Lins, Leandro Freire, a intenção é conquistar pontos para o Amazonas. “Estamos com 30 atletas do nosso clube que vão fazer o melhor para o Estado. Ano passado, ficamos em 3º lugar no ranking, na Paraíba".

O torneio deve trazer os principais clubes do Amazonas como Nilton Lins, La salle, Kako, Rio Negro e outros. Além do Amazonas, mais 36 clubes diferentes mostrarão o melhor da natação na cidade, como as delegações do Amapá, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Roraima e Bahia.

De acordo com o presidente da Federação Amazonense de Natação (Fada), Victor Façanha, o “Botinho”, o evento promete evidenciar os nadadores da região. “O Amazonas tem sido um celeiro de talentos na natação e, como exemplo, podemos citar o nome de Analyce Soares, Matheus Andrade, Isabele Lisboa, Felipe Ribeiro, entre outros. Tendo o apoio necessário, podemos esperar que novos talentos na modalidade possam surgir", frisou Vitor Façanha.

Programe-se

Norte-Nordeste

Veja a Programação do Evento:

21/09 - Realização da 1ª Etapa:

Aquecimento 07:30h - Inicio da competição: 09h

21/09 - Realização da 2ª Etapa:

Aquecimento 16:30h - Inicio da competição: 18h

Solenidade e desfile de Abertura - 17:45h

22/09 - Realização da 3ª Etapa:

Aquecimento 07:30h - Inicio da competição: 09h

22/09 - Realização da 4ª Etapa:

Aquecimento 15:00h - Inicio da competição: 16h