Publicidade
Esportes
Craque

Mapa do Google Earth apresenta lista de animais ameaçados de extinção elaborada pelo ICMBio

Na Amazônia, o ICMBio registra 32 espécies da fauna ameaçadas de extinção que vivem em 152 unidades de conservação federais 17/01/2012 às 13:18
Show 1
Peixe-boi-da-Amazônia é um dos animais que ocupa os primeiros lugares da lista de animais ameaçados de extinção
acritica.com Manaus

O Instituto Chico Mendes Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) colocou no ar nesta semana, por meio de seu site, um mapa que permite visualizar, via Google Earth, a lista das espécies ameaçadas com registro de ocorrência em unidades de conservação (UC) federais.

A ferramenta permitirá que o usuário selecione uma unidade de conservação e conheça todas as espécies da fauna ameaçadas de extinção, além de saber mais informações sobre o animal.

O órgão explica que a iniciativa é um passo importante para divulgar a importância das unidades de conservação para a proteção das espécies.

Trata-se um novo formato sobre as contidas no Atlas da Fauna Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação federais lançado pelo ICMBio em abril de 2011.

No Amazonas, o ICMBio é responsável por 19 unidades de conservação. Entre os animais ameaçados de extinção que estão dentro destas áreas são peixe-boi, diferentes espécies de felinos, como gato-do-mato, gato maracajá, onça pintada e jaguatirica, além de tamanduá-bandeira, tamanduá-açu e ariranha.

"Esta primeira edição do Atlas identificou que 50% das espécies da fauna ameaçadas de extinção ocorrem em Unidades de Conservação federais", informa o Coordenador-Geral de Manejo para Conservação, do ICMBio, Ugo Vercillo.

A segunda edição do Atlas está em elaboração, com lançamento previsto para o aniversário de cinco anos do ICMBio. "Também solicitamos a todos os servidores do Instituto e pesquisadores, que contribuam com informações inéditas", destaca Ugo.

Para acessar o mapa, clique aqui.

As informações são da assessoria de comunicação do ICMBio.