Publicidade
Esportes
Craque

Maratona do Brasileirão: Flu mostra que é melhor a cada rodada

Na 27º etapa, não teve clássico que segurasse o Tricolor Carioca, que com a eficiência de Fred, corre a passos largos rumo ao título 02/10/2012 às 08:26
Show 1
Fluminense mostra a cada rodada que é o melhor maratonista do Brasileirão
Bruno Tadeu ---

Com fôlego de sobra, o Fluminense vai mostrando a cada rodada que é o melhor maratonista do Campeonato Brasileiro. Na 27º rodada, não teve clássico que segurasse o Tricolor Carioca, que com a eficiência de Fred, corre a passos largos rumo ao título. Enquanto isso, a alcunha de frangote se torna a mais adequada ao Galo, cada vez mais longe do líder e agora ameaçado no próprio G4.

Já são três jogos sem vencer e o Atlético-MG precisa acelerar o passo se quiser continuar sonhando pelo menos com uma vaga na Libertadores. Isso porque os concorrentes Grêmio e Vasco estão logo atrás e numa regularidade superior. Mesmo tropeçando contra o Santos, o Tricolor Gaúcho está a três pontos da equipe mineira, enquanto o Vasco mostra sinais de recuperação com a chegada do técnico Marcelo Oliveira.

Os quatro primeiros estão bem consolidados. Formam um grupo que não deve ser surpreendido, nem mesmo pelo quinto colocado, o São Paulo. O santo que não faz milagres segue oscilando, sem engrenar uma sequência de vitórias e provavelmente já pensando em viajar ao Amapá pela Copa do Brasil, para a tristeza de Rogério Ceni.

 Em situação parecida estão Internacional e Botafogo, sexto e sétimo colocados, respectivamente. Ao invés de maratona, os dois parecem estar numa gangorra: enquanto um avança, outro perde posições, e assim por diante. Nem mesmo os talentosos gringos desses times parecem resolver os problemas e a Sul-Americana vai se tornando um destino cada vez mais real para ambos.

Até mesmo o despretensioso Corinthians tem se mostrado mais regular. A vítima da vez foi o Sport, derrota sem piedade pelo Timão, que faz do Brasileiro um bom laboratório para o Mundial. Em total falta de sintonia com a competição está o Cruzeiro, sem fôlego para galgar um futuro melhor, mas muito distante para ser alcançado.

Depois da inofensiva Raposa, vem o grupo dos 34 pontos. São cinco equipes correndo lado a lado, ameaçadas pelo rebaixamento, mas muito próximas de evitá-lo. Entre esses, eventuais candidatos ao descenso, os nordestinos Náutico e Bahia mostraram que estão firmes na luta pela permanência na Série A e venceram seus adversários na última <br/>rodada.

Quem anda irritando muito suas torcidas dentro desse grupo são Flamengo e Santos. Dependente de Neymar, o Peixe até arrancou um empate com os gaúchos do Grêmio, mas perdeu seu craque para a próxima rodada, suspenso pela expulsão que sofreu no Olímpico. Já o Mengão, que esboçava uma reação no campeonato, caiu no pesadelo de Fred, além de ter perdido inúmeros gols no último Fla-Flu do ano centenário.

A Ponte Preta, que até pouco tempo estava em décimo, fecha o grupo dos times com 34 pontos e já se vê ameaçada, nem tanto quando a rival Portuguesa, com um ponto a menos, mas o sinal amarelo está aceso para essas equipes. O perigo começa a assombrar pra valer o Coritiba, último colocado antes da zona do rebaixamento e seriamente ameaçado pelos concorrentes desesperados.

Abrindo a ala dos condenados, o Sport levou uma surra do Corinthians e as coisas na Ilha do Retiro começam a desandar para pior. Isso porque o Palmeiras está começando a reagir para valer. O Porco desestruturou a Ponte graças ao bombardeio do pirata Barcos e já vê a salvação como um alvo possível. Coisa que o Figueirense e o Atlético-GO não devem nem mais cogitar. 

Aproveitamentos

Bahia empolgante
O Tricolor Baiano é o melhor time do segundo turno, com 70,83% de aproveitamento só nessa fase da competição, tendo apenas uma derrota.

Galo decadente
Absoluto no primeiro turno, o Atlético-MG é apenas o 15º, levando em conta apenas o segundo. O aproveitamento do time é de 41,67% nessa fase.