Publicidade
Esportes
Craque

Maratonistas aquáticos chegam a Manaus nesta semana para a Rio Negro Challenge

Até quarta-feira (22), maratonistas de águas abertas do Brasil e de outros países chegam em Manaus para participar da maratona de 30Km no Rio Negro 24/04/2015 às 21:34
Show 1
O argentino Dámian Blaum é um dos destaques da competição
Camila Leonel Manaus (AM)

Os atletas que irão participar da Rio Negro Challenge desembarcam nesse domingo (26) em Manaus. Faltando uma semana para o Festival das Águas, que será no dia 2 de maio, na praia da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.  Maratonistas  tarimbados como o argentino Dámian Blaum e a espanhola Esther Nuñez, campeões mundiais de maratonas de águas abertas desembarcam em solo baré para se adaptarem às condições climáticas da região.

Durante a semana, eles e outros atletas farão um reconhecimento do trajeto da maratona de 30K em busca da homologação no Grand Prix Mundial de Águas Abertas da Federação Internacional.

Dámian Blaum é um dos gigantes da maratona aquática mundial. Ele, que é atleta olímpico, foi campeão pan-americano e mundial de Águas Abertas do GP da Federação Internacional de Natação (Fina) em 2013. Já espanhola Esther Nuñez é campeã mundial de Águas Abertas do GP Fina em 2007 e 2012.

Segundo o organizador da prova, Pierre Gadelha, da Aquática Amazonas, o argentino Dámian Blaum e a espanhola Esther Nuñez serão os primeiros ídolos a desembarcar para a competição. “Eles vão o local da prova e interagir com os nossos atletas e treinadores durante a semana. A expectativa é que todos os nadadores desembarquem na cidade até a próxima quarta-feira”, explicou Pierre.

 O Rio Negro Challenge será uma das maiores provas da modalidade no mundo, ao lado de duas maratonas na Argentina (com 57km e 88km), duas no Canadá (32km e 34km), a Travessia da Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos (42km), a Travessia Capri-Napoli, na Itália (36km), e a Travessia do Canal da Mancha (34km).

O Festival

Além da ultramaratona, o Festival das Águas do dia 2 de maio contará com duas provas de maratona aquática, com 1,5 km e 3 km, na praia da Ponta Negra; e uma prova de Stand Up Paddle (SUP Day), de 1,5 km categoria Elite, no mesmo local.

 As inscrições para maratona aquática de 1,5 km e 3 km estão abertas até a próxima terça-feira (28). Quem quiser participar pode se inscrever no site  www.aquaticaamazonas.com.br.