Publicidade
Esportes
Craque

Médico do AM em curso de atendimento emergencial para a Copa

Com a aproximação da Copa do Mundo, os coordenadores médicos das cidades-sede participarão de uma série de encontros para definir os procedimentos de atendimento médicos que serão adotados durante a realização dos jogos. 21/03/2013 às 18:52
Show 1
Simulações de atendimento e resgate foram realizadas durante o curso
acritica.com Manaus (AM)

O coordenador médico do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 em Manaus, ortopedista Eduardo Stewien, participa em Brasília (DF) do ‘I Curso e Simulado de Emergências para Atendimento em Estádios de Futebol’. O curso teve início no dia 18 e será finalizado na sexta-feira (22).

O evento, que é realizado na sede da Associação Médica de Brasília, tem o objetivo de discutir o planejamento de atendimentos de emergências em estádios de futebol. Participam do curso membros do COL e coordenadores médicos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014.

Segundo Eduardo Stewien, durante o curso os participantes debatem temas relacionados ao histórico de desastres em grandes eventos, a acidentes com múltiplas vítimas e ao sistema de comando de acidentes.

Estudo de casos

Os participantes também estudam casos reais de acidentes e desastres, como a recente tragédia da boate Kiss em Santa Maria (RS), para avaliar as estratégias de acesso e atendimento médico às vítimas.

Os coordenadores médicos passarão ainda por um treinamento prático com a realização de uma simulação de briga em arquibancada de estádio de futebol, que contará com a presença de 150 pessoas atuando como torcedores.

"Teremos a oportunidade de acompanhar a simulação da briga para avaliar o comportamento dos torcedores e definir ações de atendimento", informa Eduardo Stewien.

Desde 2007, Eduardo Stewien médico foi certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho como chefe do Serviço de Cirurgia do Joelho no Hospital Adventista de Manaus. Com a certificação, o hospital tornou-se o primeiro centro formador de novos cirurgiões de joelho na região Norte.