Publicidade
Esportes
Craque

Mulheres se preparam para participar do Campeonato Amazonense de Futebol

Com nove equipes, o Estadual reserva ao vencedor o direito de disputar a Copa do Brasil 20/09/2012 às 08:49
Show 1
Amazonense: Time da Nilton Lins tem as mesmas atletas no futebol, futsal e na areia
Bruno Tadeu Manaus

Ter tempo e estrutura para treinar é privilégio. Receber salário para defender algum clube, apenas um sonho longínquo. Não se trata da realidade de um jogador de futebol brasileiro no início do século XX, quando esse esporte ainda era amador até mesmo para homens, mas sim a rotina das atletas que se preparam para o Campeonato Amazonense de Futebol Feminino 2012, este ano com número recorde de participantes.

Com nove equipes, o Estadual reserva ao vencedor o direito de disputar a Copa do Brasil. Mesmo com a valorização, os times enfrentam adversidades incomuns até para equipes amadoras. Para manter as jogadoras em atividade, o Nilton Lins participa de competições de diferentes modalidades, como beach soccer e futsal. Os treinos são sempre às 22h.

Professor de educação física, o técnico do Nilton Lins, Robson Souza, reconhece que essa rotina anual é bastante inadequada. “Isso é muito ruim porque pode prejudicar a parte motora e física das atletas, gerando lesões. Mas como temos uma experiência, fazemos trabalhos moderados. Quando fizemos o futsal, treinamos apenas essa modalidade”, minimizou.

A espécie de rotatividade de esportes está dando certo. Em 2011, a base do time universitário ficou em terceiro lugar do Peladão. Este ano, as meninas venceram um torneio de futsal e atualmente são finalistas da Copa de Futebol de Areia Feminino. “Eu trabalho como treinador no time feminino há três anos. No primeiro ano que assumimos, ganhamos todas as competições amadoras do Estado. Fomos campeões do Pedalão de 2010 com o Grupo Sucesso/Nilton Lins”, lembrou o treinador.

Robson Souza esteve no Fast durante o Estadual deste ano e atuou como auxiliar do técnico Paulo Morgado. “Utilizo o que aprendi com as meninas. Coisa que nunca aprenderia com brasileiros”, constata. 

Favoritos buscam a Copa do BR
 Nilton Lins e Sul América são os únicos representantes de Manaus no Estadual deste ano, que começa dia 12 de outubro. Antes hegemônica no futebol feminino, a capital ficou para trás em 2011, quando o Iranduba conquistou o primeiro título da modalidade para o interior.

Bicampeãs amazonense (2008 e 2009), as universitárias foram responsáveis pela melhor campanha de um time feminino do Amazonas na Copa do Brasil, em 2008, quando conquistaram a classificação para às semifinais da competição. No entanto, elas foram punidas e eliminadas após a escalação de uma atleta de forma irregular.

Este ano, o Iranduba chegou perto e alcançou o oitavo lugar, sendo eliminado na semifinal pelo São Francisco-BA. Novamente sob o comando do técnico Olavo Dantas, as mulheres do Verdão estão entre as favoritas ao título. "A gente entende que, pelo fato de representarmos o Estado na Copa do Brasil há dois anos, passamos a ser visados", observou.