Publicidade
Esportes
Craque

Nº de inscritos para o programa de voluntários da Copa de 2014 em Manaus já agrada

De acordo com o coordenador da UGP-Copa, Miguel Capobiango, até o fim do mês de agosto 3,5 mil participantes se inscreveram na capital amazonense 11/09/2012 às 08:56
Show 1
Voluntários vão trabalhar nos jogos na Arena da Amazônia
Bruno Tadeu Manaus

Motivo de preocupação para a Unidade Gestora do Projeto Copa em Manaus (UGP) até o fim do mês de agosto, o número de inscritos para o programa de voluntários da Copa do Mundo de 2014 avançou e hoje contempla aproximadamente 3,5 mil participantes na capital amazonense, de acordo com o coordenador da UGP-Copa, Miguel Capobiango. Em todo o Brasil, mais de 109 mil pessoas se inscreveram para atuar no programa.

 Até o dia 27 de agosto, o País contabilizava 75 mil inscritos para a seleção de voluntários durante a competição mundial, enquanto Manaus registrava pouco mais de 1,7 mil interessados, o que equivaleu a apenas 2,2% do restante do Brasil. Agora, a cidade conta com 3,2% do total no território nacional.

Miguel Capobiango considera o novo número mais animador, tendo em vista a necessidade de obter uma quantidade de inscritos maior que o de vagas, em razão da seleção. “Aumentou em cima do que estávamos percebendo. Existia uma expectativa de que ia chegar nesse número, mas estava muito longe da meta nos primeiros dias, por isso estávamos pedindo ajuda para se inscreverem”, <br/>explica.

Cidades-sede como São Paulo e Rio de Janeiro, que já contemplam 20 mil e 12 mil inscritos respectivamente, possuem números maiores em razão do envolvimento com a abertura e o fechamento do evento, explica Capobiango. “Além de a população ser maior nessas cidades, essa quantidade de voluntários não será necessária aqui”, <br/>constatou.

 Em razão do elevando número de inscritos, o coordenador da UGP-Copa alerta para a possibilidade das inscrições se encerrarem a qualquer momento. “Como já passou de 100 mil inscritos e estávamos com a expectativa de 90 mil, a Fifa nos confidenciou em reunião que o número está muito acima do esperado. Nesta semana já deve começar a avaliação dos currículos”, revelou.

Capobiango frisou que o requisito mais importante na primeira etapa de avaliações é a vontade dos participantes em atuar como voluntários. “Nesse primeiro momento a avaliação não é rigorosa. Ela busca quem realmente está interessado em participar. Imagino que essa semana começa uma contagem regressiva para fechar as inscrições. É provável que tenha novas aberturas, mas é recomendável que se inscrevam logo”, informou. As inscrições podem ser feitas no site da Fifa.

Serviço

O que é: Inscrições para o programa de voluntários da Copa de 2014

Quando: Data limite ainda sem definição.

Onde: Site da Fifa. Endereço: www.fifa.com

Informação: O número de vagas disponíveis para o voluntariado em Manaus é de, no mínimo, 1.700.