Publicidade
Esportes
Craque

Nacional (AM) se prepara para a Copa São Paulo de Futebol Júnior

No total, 15 jovens que atuaram pelo Leão da Vila Municipal na competição deste ano estão confirmados para defender novamente o representante amazonense em 2013 04/09/2012 às 08:50
Show 1
Darlan Barroso contará com a mesma base de 2012 para a Copa São Paulo de Futebol Júnior
Bruno Tadeu Manaus

Se até o ano passado o Nacional era alvo de críticas por não dar continuidade ao elenco, este ano a torcida não terá do que reclamar da base montada para disputar a próxima Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro de 2013. Juntos desde o título do Peladinho de 2008, quando atuavam pelo Recanto da Criança, a geração comandada pelo técnico Darlan Barroso vai disputar pela segunda vez a competição nacional, que no ano que vem terá atletas até 19 anos.

No total, 15 jovens que atuaram pelo Leão da Vila Municipal na Copa São Paulo deste ano estão confirmados para defender novamente o representante amazonense em 2013. Mais experientes, os atletas agora têm como meta evitar repetir a campanha da edição anterior, que deixou o Naça com a lanterna do Grupo X, composto também por Figueirense, Flamengo-SP e Ponte Preta.

Para isso, a diretoria do clube resolveu levar o torneio mais a sério e preparou jovens que já tiveram experiência no Campeonato Amazonense profissional. O mais conhecido deles é Weverton, atacante que foi artilheiro do Holanda no Estadual deste ano, com quatro gols. O meia Breno, autor de dois gols na Copa SP deste ano, e os zagueiros Guigui e Dunga também já fizeram alguns jogos como profissionais do Nacional.

Confiante em um desempenho histórico na próxima edição do torneio, Darlan Barroso confia no entrosamento dos jogadores. “Essa geração está junta desde o Peladinho de 2008 e este ano alguns deles finalmente conseguiram a profissionalização”, disse. Darlan atualmente comanda o time sub-17 do Nacional, dono da segunda melhor campanha do Campeonato Amazonense Juvenil deste ano.

O elenco também tem conquista recente. No Campeonato Amazonense de Futebol Júnior, o Nacional emprestou o time sub-18 para o Tarumã no segundo turno da competição. A equipe, que também contou com o comando de Darlan Barroso, não perdeu mais a partir de então e se sagrou campeã. “Para onde vou levo esses atletas e somos campeõe”, exaltou o treinador nacionalino.

Com a vaga conquistada pelo Tarumã para disputar a primeira divisão do Campeonato Amazonense de 2013, o empréstimo pode voltar a acontecer após o término da Copa São Paulo. O presidente do clube em exercício, Gilson Motta, não descarta um novo “intercâmbio”. “Só não podemos afirmar nada porque a nova diretoria, que assume em 2013, é quem vai decidir”, esclareceu o dirigente.

 Emprestados
 Atualmente, o Nacional tem seis jogadores emprestados para três times fora do Estado. O lateral direito Dieguinho e os atacantes Robson e Carlos Henrique estão no Primavera-SP, disputando a Série B paulista. Os zagueiros Luan e Tubarão foram para o Santa Rosa-PA, que vai disputar segunda divisão paraense, e o goleiro Jonathan está defendendo o Uberlândia-MG, na Taça Minas Gerais. Ele defendeu até penalti na conquista do Estadual deste ano.