Publicidade
Esportes
Craque

Nacional e Princesa brigam por uma vaga na Copa do Brasil e sonham com a Série D

Quem ficar com o título garante uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem e ainda pdoe jogar a Série D desse ano, caso haja duas desistências no grupo A1 16/03/2012 às 17:43
Show 1
Nacional (de azul) briga pela vaga na Copa do Brasil com o Princesa
Carlos Eduardo Souza Manaus (AM)

Além de definir um dos finalistas do Campeonato Amazonense 2012, a partida deste sábado entre Nacional e Princesa também decide um representante na Copa do Brasil do ano que vem.

Mas a vaga mais desejada pelo Nacional – caso vença o Princesa –  é na Série D do Campeonato Brasileiro. Mas essa vaga só será do Amazonas em caso de duas desistências no grupo A1 da competição, que tem Acre, Roraima e Rondônia, alem do Penarol e um representante do Pará.

Duas desistências pelo fato de o Pará ter pretendentes à vaga. Pelo critério de escolha da CBF, a Federação e Futebol do Pará (FPF) leva vantagem sobre a Amazonense, no ranking de clubes e de Federações. Nesse caso, havendo uma desistência, a vaga ficaria com os paraenses, que te o Cametá como campeão do primeiro turno de um dos concorrentes à vaga.

Os paraenses contam com a desistência do representante de Roraima (RR), para a indicação de duas equipes. Nesse caso o Cametá – campeão do primeiro turno – teria uma vaga garantida. A segunda vaga ficaria para o campeão do segundo turno.

Ao Amazonas resta torcer por uma desistência do representante do Acre ou Rondônia. O Acre participou de todas as edições da Série D até agora e, somente Rondônia, que não teve uma equipe no ano passado.

No ano passado o Nacional foi indicado pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), mas criou uma polêmica com o Fast Clube, que chegou entrar na Justiça Comum, para tentar ficar com a vaga.